GPS Brasília comscore

Atletas brasilienses se destacaram em campos, quadras e pistas mundo afora

GPS fez uma lista de jogadores de futebol, de vôlei e corredores nascidos em Brasília

Compartilhe:

Brasília é o coração administrativo do País. As sedes dos três Poderes e as representações diplomáticas estão concentradas na capital. Mas a cidade inaugurada 63 anos atrás também revelou nomes importantes para o esporte brasileiro. Na semana do aniversário da capital, GPS faz uma lista de atletas que nasceram aqui e se destacaram mundo a fora, nos campos, nas quadras e nas pistas.

 

 

Joaquim Cruz

Nascido em Taguatinga, o corredor Joaquim Cruz obteve um grande desempenho nas provas de 800 metros. A dedicação o levou aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e de Seul, quatro anos depois. Nessas duas edições, ele conquistou um ouro e uma prata. Foram também duas medalhas de ouro nas corridas de 1.500 metros dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis e Mar del Plata, em 1987 e 1995. Há mais de 15 anos, mora nos Estados Unidos e é técnico de atletismo paralímpico.

 

Kaká

O nome Ricardo Izecson dos Santos Leite não diz muito para maior parte dos brasileiros. Já o apelido Kaká é lembrado pelos brasileiros como um jogador de futebol que participou de três copas do mundo. O atleta foi revelado no São Paulo, mas nasceu no Gama. Ainda jovem, se transferiu para o Milan, onde chegou a ser eleito o melhor do mundo em 2007. Também defendeu o Real Madri ao lado de Cristiano Ronaldo e aposentou-se no Orlando City.

 

Paula Pequeno

A iniciação de Paula Pequeno no esporte aconteceu nas quadras da Associação dos Servidores do Banco Central (Asbac) nos anos 1990. Brasiliense, ela participou das duas campanhas vitoriosas da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012. A carreira vitoriosa teve passagens por times do Brasil, Rússia e Turquia. Aposentou-se 2019.

 

Lúcio

O zagueiro Lúcio nasceu em Planaltina e ganhou o mundo. Fez parte de clubes da Itália e Alemanha, além de ter defendido no Brasil as cores do Internacional, São Paulo, Palmeiras, Gama e Brasiliense. O torcedor brasileiro certamente se lembra de Lúcio no elenco que conquistou o pentacampeonato mundial em 2002. Também foi convocado para as copas de 2006 e 2010.

 

Leila

Nascida e criada em Taguatinga, a ex-jogadora Leila conquistou duas medalhas de bronze com a seleção brasileira de vôlei de quadra, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e de Sydney, no ano 2000. Nas areias, teve uma passagem curta, de apenas dois anos. Leila foi comentarista do Sportv e da Globo e foi secretária de Esporte do Distrito Federal por três anos. Atualmente é senadora pelo Distrito Federal. É casada com o também ex-jogador de vôlei Emanuel.

 

Caio Bonfim

A marcha atlética foi a modalidade em que o brasiliense de Sobradinho Caio Bonfim escolheu. Tem 32 anos e já disputou três edições dos Jogos Olímpicos. Em 2016, no Rio, conseguiu o melhor resultado do Brasil na marcha atlética, com um quarto lugar na prova de 20 quilômetros. Já em Tóquio chegou em 13º lugar. Em Jogos Pan-Americanos, ganhou uma medalha de prata e outra de bronze, nas edições de 2015, em Toronto, e 2019, em Lima.