Categories: Política

AtlasIntel: governo Lula tem empate em aprovação e desaprovação

Nova pesquisa de avaliação de governo da AtlasIntel mostra que há um empate entre os que aprovam e rejeitam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, tanto os que acham o mandato ótimo ou bom, quanto ruim ou péssimo somam 43,8%, cada. Outros 12% acham que o governo do petista exerce um trabalho regular.

Considerando a última pesquisa feita pela AtlasIntel, divulgada em junho deste ano, tanto a avaliação negativa quando a positiva oscilaram um ponto porcentual para cima. No levantamento anterior, o índice dos eleitores que consideravam a gestão regular também era 12%. A AtlasIntel ouviu 5.813 eleitores brasileiros entre os dias 24 e 27 de agosto. A margem de erro é de um ponto porcentual e o índice de confiança é de 95%.

A pesquisa separou as avaliações por segmentos do eleitorado. Por gênero, o governo Lula se sai melhor entre as mulheres, com 46,5% considerando a gestão ótima ou boa e 41,5% como ruim ou péssima. Outros 11,9% do eleitorado feminino acham o mandato regular. Entre os homens, os que acham ruim ou péssimo somam 46,7% e os que consideram a gestão ótima ou boa são 40,5%. Para 12,2%, o Executivo faz um trabalho regular.

O governo Lula tem um mau desempenho com os eleitores que possuem até o ensino fundamental e os que ganham até R$ 2 mil de renda familiar, dois públicos-alvo do petismo. Entre os que possuem baixa escolaridade, 50,7% acham a gestão ruim ou péssima e 40,2% consideram ótima ou boa. Para os mais pobres, 47,8% acham o governo ruim ou péssimo, enquanto 39,1% aprovam a gestão

Grande parte dos evangélicos (71,1%) acha que o governo faz um trabalho ruim ou péssimo, enquanto 21,7% acham o desempenho ótimo ou bom. Entre os católicos, o índice positivo é de 50,8% e o negativo, 37,6%.

Para 80% dos eleitores que votaram em Lula no segundo turno das eleições de 2022, o trabalho do governo é ótimo ou bom, e 1,7% reprovam. Entre os que escolheram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o índice de ruim ou péssimo é de 93,9% e o porcentual positivo é de 1,8%.

A Quaest também perguntou aos eleitores como eles avaliam o desempenho do governo Lula em áreas temáticas. A que teve a maior aprovação foi a de direitos humanos e igualdade racial, com 45% de ótimo ou bom. Por outro lado, as mais rejeitadas foram segurança pública e moradia e urbanização de favelas, com 55% de ruim e péssimo cada uma.

Em junho deste ano, 54% dos eleitores achavam que a área da segurança pública era tratada de forma ruim ou péssima pelo governo. O pico negativo foi em março, quando o índice de ruim ou péssimo atingiu 66%.

Na pesquisa anterior, a área melhor avaliada era a de relações internacionais, que tinha 53% de ótimo ou bom. O porcentual caiu nove pontos porcentuais em dois meses, chegando a 43%. No período entre os dois levantamentos, houve a eleição presidencial na Venezuela, contestada por órgãos internos e externos do País e que ainda não foi reconhecida como fraudulenta por Lula.

Lula é aprovado por 51% e desaprovado por 46%

Já desempenho de Lula é aprovado por 51% dos brasileiros, enquanto 46% desaprovam. Outros 3% não sabem ou não responderam. Comparado à pesquisa anterior, o porcentual da avaliação positiva se manteve. O índice negativo, por sua vez, oscilou um ponto porcentual para baixo.

Lula e Tarcísio possuem as melhores imagens perante o eleitorado

No levantamento de junho, a AtlasIntel atestou que a imagem de Lula era positiva para 49% dos brasileiros e negativa para outros 47%. Na nova pesquisa, os dois índices oscilaram um ponto para cima, indo para 50% e 49%, respectivamente.

Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), são os líderes políticos com projeção nacional que possuem os maiores índices positivos. A imagem de Tarcísio é boa para 48% e negativa para outros 43%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma imagem positiva para 42% e negativa para outros 56%. Comparado com a pesquisa de junho, os que rejeitam o ex-presidente cresceram três pontos porcentuais, enquanto os que aprovam recuaram outros três.

Metade dos eleitores (50%) acha negativa a imagem da primeira-dama Janja da Silva. Os que a avaliam positivamente são 40%. O político mais rejeitado é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com 81% de menções negativas. Apenas 7% avaliam positivamente o alagoano.

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Alexandre de Moraes dá ultimato a Elon Musk e ameaça tirar X do ar no Brasil em 24 horas

Ministro do STF exige que plataforma nomeie representante legal no país

31 minutos ago

Abav Expo retorna a Brasília com expectativa de R$ 30 mi em negócios

Maior feira de turismo da América Latina reunirá expositores de 22 países no CICB

40 minutos ago

Assassino de Marielle Franco confirma que sabia de operação para prendê-lo

Réu confesso do assassinato e delator na investigação, Ronnie Lessa prestou depoimento virtual ao Supremo…

43 minutos ago

Justiça condena, pela 2ª vez, homem que ameaçou ministro Zanin em Brasília

Luiz Carlos Basseto Júnior agora enfrentará pena de detenção e pagamento de indenização

1 hora ago

Brasília recebe lançamento do maior evento de capoeira do mundo

O evento contará com atletas de referência no esporte

1 hora ago

Festa grandiosa reúne figuras da cidade em celebração à vida de Janete Vaz

A empresária e pioneira escolheu o Unique Palace como local para comemorar ao lado de…

1 hora ago