GPS Brasília comscore

Ativistas atacam quadro de Van Gogh com molho de tomate

Ato é semelhante ao feito em ataque à Monalisa, no Louvre, mas busca conscientizar para mudanças climáticas

Compartilhe:

Duas ativistas do **Just Stop Oil** foram flagradas arremessando latas de molho de tomate no quadro _Sunflowers_, do artista **Van Gogh**, em um museu britânico.

![Ativistas do Just Stop Oil (Foto: Reprodução/Redes Sociais)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Redes_Sociais_c04c512b16.png)

>”Há alguns pequenos danos no quadro, mas a pintura está ilesa. Duas pessoas foram presas”, informou a instituição em nota à imprensa local.

O palco foi a _National Gallery_ que, por sorte, tem o costume de proteger as obras de arte com placas de vidro. Não obstante, pouco tempo depois a dupla se colou na mesma parede em que a obra está – logo depois, foram retiradas, após a polícia ser acionada. As imagens do ato de protesto foram [divulgadas pelas próprias redes sociais dos ativistas](https://www.instagram.com/reel/CjsSY9Ljrpm/?utm_source=ig_embed&ig_rid=701a4176-a398-4654-a445-989e5980d51e), que lutam em prol da conscientização das mudanças climáticas. Antes de encerrarem seu ato, ambas mulheres questionam: “O que vale mais, arte ou vida?”.

**Relembre**
Atos como esse não costumam ser incomuns no exterior, já que, em maio deste ano, ativistas também atacaram o quadro da **Monalisa**, localizado no Museu do Louvre, em Paris. Em geral, o objetivo é chamar a atenção para pautas sociais e/ou ambientais.