O Café-Escola Senac Casa de Chá comemorou seu primeiro ano de funcionamento com uma série de atividades culturais e a presença de cerca de 500 pessoas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último sábado (26). O evento contou com a participação de autoridades do Governo do Distrito Federal, como os secretários de Relações Internacionais e de Cultura, Paco Britto e Cláudio Abrantes, além de uma presença especial: o neto do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto da icônica Casa de Chá.

Diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa

Kadu Niemeyer e esposa
A comemoração de um ano reforça o compromisso do Senac com a formação profissional e a preservação da memória da cidade. O Café-Escola Senac Casa de Chá é um espaço de aprendizado prático para os estudantes da instituição e também um ponto de valorização do patrimônio arquitetônico e cultural de Brasília.
Em parceria com o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), o Senac-DF preparou uma programação inédita que reúne gastronomia, educação, história e cultura, com destaque para a exposição de fotos e documentos raros de Oscar Niemeyer, e a pré-estreia nacional de documentário.

Presidente da Fecomércio DF, José Aparecido Freire, e diretor do Senac DF, Vitor Cor

Secretário Claudio Abrantes e Vitor Correa
A programação incluiu exibições do filme Brasília 65 anos – Do Sonho ao Concreto: Heróis Anônimos sobre a história e a importância da Casa de Chá. Na sexta-feira (25), duas sessões foram organizadas: uma destinada a alunos do Senac e outra exclusiva para colaboradores da instituição. Já no sábado (26), o público teve a oportunidade de assistir ao filme em duas sessões abertas.

Adlaberto Scigliano – superintendente do Arquivo Público
A mostra documental Entre o traço e o tempo conta com fotografias e documentos inéditos de Oscar Niemeyer e pode ser visitada gratuitamente até 10 de julho. A curadoria reúne registros que revelam aspectos da criação e o contexto social da época.
Confira outros cliques do evento por Raphael Carmona: