Como seres vivos que somos, necessitamos estar em constante movimento. Ter uma prática de exercícios físicos é uma ótima maneira de manter o corpo e a mente ativos e saudáveis. E entre atividades de maior ou menor intensidade, a natação é considerada um dos esportes mais completos que existem, pois é capaz de unir, em uma única modalidade, o trabalho muscular que seria feito com exercícios diferentes.
A hidroginástica também costuma ser muito procurada por quem busca se exercitar, mas não gosta de musculação ou atividades mais intensas, como o crossfit. Dinâmica e interativa, ela consiste na realização de exercícios aeróbicos em meio aquático, e apesar de ser mais conhecida como uma atividade para idosos, seus benefícios valem para qualquer adulto.
Presente no Distrito Federal com seis unidades espalhadas nos melhores pontos da cidade, a Acuas Fitness investiu em duas piscinas semiolímpicas cobertas e aquecidas para a realização de aulas de natação e hidroginástica: uma salinizada, localizada em Águas Claras; outra com tratamento à base de ozônio, localizada na 508 Sul.
A rede de academias oferece natação para bebês a partir dos seis meses, com metodologia exclusiva Acuas Fitness, que respeita os níveis de idade e aptidão de cada aluno, além de uma extensa variedade de horários para a prática.
Coordenador da parte aquática da Acuas Fitness, Deivisson Tiba explica os benefícios das atividades aquáticas para as crianças, e conta também que a rede faz avaliações semestrais para aferir o desenvolvimento dos pequenos: “Além do aprendizado, a natação infantil ajuda na melhora do sono, do apetite e promove a integração e socialização da criança. Ela fica mais calma e também é possível observar melhora da parte cognitiva e motora”.
Os adultos também recebem acompanhamento especial da rede, desde atletas, quanto quem busca bem-estar, aperfeiçoamento técnico e até aprender a nadar. Isso mesmo: contam também com turma de adultos iniciantes/hidrofóbicos. “Primeiramente, nós conversamos com o aluno e conhecemos seu histórico. Ele começa a ter contato com o ambiente e é estimulado a entrar na piscina em um primeiro momento, e todos recebem acompanhamento dos professores de maneira mais próxima, de forma empática, a lidar com seus medos e supera-los. psicológico. Nosso diferencial é conseguir lidar com cada caso e dar assistência direcionada às necessidades de cada aluno”, conta o coordenador.
A prática constante dos exercícios na água leva à melhora do sistema cardiovascular, tônus muscular, coordenação e respiração. Diminui os índices de estresse e ansiedade, reduz o colesterol e, por ser uma atividade de baixo impacto, ainda ajuda em casos de reabilitação. Não é a toa que é a atividade mais completa que existe.