Um homem armado abriu fogo na noite desta segunda-feira (28) dentro de um prédio de alto padrão localizado na Park Avenue, uma das avenidas mais emblemáticas e movimentadas de Nova York. A ação violenta resultou, até o momento, em quatro mortes confirmadas — entre elas, a de um policial — e diversas outras pessoas feridas.
O caso foi confirmado pela comissária de polícia de Nova York, Jessica Tisch, que afirmou que o “atirador solitário foi neutralizado” e que a situação está sob controle. O Departamento de Polícia de Nova York também repercutiu o caso nas redes sociais
“Neste momento, a situação está controlada e o atirador solitário foi neutralizado”, declarou o órgão no X (antigo Twitter).
O edifício alvo do ataque está situado em uma área nobre da cidade, cercada por sedes de grandes empresas e residências de alto padrão. A região foi rapidamente isolada pelas autoridades, que pediram à população que evitasse circular nas imediações do quarteirão atingido.
Fontes ligadas à investigação informaram ao The New York Times que o suspeito teria 27 anos e seria natural de Las Vegas. Ainda segundo o jornal, há indícios de que o próprio atirador tenha tirado a própria vida logo após a sequência de disparos. A informação, no entanto, ainda não foi oficialmente confirmada pelo Departamento de Polícia de Nova York (NYPD), que segue apurando o caso.
As motivações do ataque ainda são desconhecidas. Agentes da unidade de crimes violentos e da divisão de contraterrorismo foram mobilizados para investigar o histórico do suspeito e se houve premeditação ou ligação com qualquer grupo extremista.
De acordo com relatos de testemunhas ouvidas pelas autoridades e divulgadas pela imprensa internacional, o ataque ocorreu de forma repentina e durou poucos minutos. A polícia foi acionada imediatamente após os primeiros disparos, e equipes táticas cercaram o local. Os moradores e funcionários do prédio foram evacuados com apoio de agentes do corpo de bombeiros e paramédicos.
Um policial que foi atingido não resistiu ao ataque e acabou falecendo. A identidade do agente ainda não foi divulgada pelas autoridades do país.
A região da Park Avenue foi parcialmente interditada por horas, causando transtornos no trânsito e interrupção no funcionamento de estabelecimentos próximos. A medida foi tomada para facilitar os trabalhos de perícia e garantir a segurança do entorno.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, foi informado sobre o caso e acompanha os desdobramentos junto ao comando da NYPD.
Veja:
Due to police activity, please avoid the vicinity of East 52 Street between Park Avenue and Lexington Avenue. Expect emergency vehicles & delays in the surrounding area. pic.twitter.com/FudrBbiXV6
— NYPD NEWS (@NYPDnews) July 28, 2025