Categories: Cotidiano

Ataques golpistas não abalaram crença na democracia, diz Rosa Weber

Em discurso na abertura do Ano do Judiciário, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), **Rosa Weber**, destacou que os ataques de 8 de janeiro não abalaram a crença na democracia. Ela prometeu punição aos envolvidos nos atos criminosos.

“Os que a conceberam, os que a praticaram, os que a insuflaram e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei nas diferentes esferas. Só assim, se estará a reafirmar a ordem constitucional, sempre com observância ao devido processo legal, resguardadas, a todos os envolvidos, as garantias do contraditório e da ampla”, disse.

A sessão marca a reabertura do plenário da Corte, recuperado após o vandalismo praticado no início de janeiro, quando cadeiras, quadros, armários e vidraças foram destruídos.

A cerimônia é acompanhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin; pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; pelo procurador-geral da República, Augusto Aras; e o ex-presidente José Sarney.

Rosa Weber classificou os ataques como “golpista e ignóbil, dirigido com maior virulência contra esta Suprema Corte”, praticados por uma “turba insana, movida pela irracionalidade e ódio”. Ela acrescentou que “possuídos de ódio racional, quase patológico”, os vândalos não apresentaram apreço pelo patrimônio público.

“[Mas] não destruíram o espírito da democracia. Não foram e jamais serão capazes de subvertê-lo porque o sentimento de respeito pela ordem democrática continua e continuará a iluminar as mentes e os corações dos juízes desta Corte Suprema”.

“As instituições físicas de um tribunal podem até ser destruídas, mas a elas sobrepaira – e se mantém incólume – a instituição do Poder Judiciário”, acrescentou.

No início da sessão, foi apresentado o vídeo intitulado Democracia Inabalada, produzido pela TV Justiça, que traz cenas dos vândalos destruindo o plenário do STF e o processo de limpeza e recuperação realizado posteriormente.

_Agência Brasil_

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Vasco consegue vencer a quarta partida seguida no Brasileirão após 12 anos

Cruzmaltino volta a campo no domingo (20), às 16h, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte…

3 horas ago

TCDF mantém suspensão de verbas para entidade que recupera dependentes químicos

Decisão foi tomada após indícios de irregularidades da OSC Salve a Si, conhecida na capital

3 horas ago

Jornalista da Record é demitida após vazamento de entrevista que estremeceu mercado

Renata Varandas foi desligada por supostamente liberar trechos recortados da conversa com Lula

4 horas ago

Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos

Prorrogação vale para nascimento ou adoção de crianças por estudantes

5 horas ago

Deputado denuncia aumento “abusivo” nos preços dos combustíveis no DF

Chico Vigilante (PT) acusa "cartel", segundo ele, de mentir sobre motivos dos reajustes

5 horas ago

Maboh & Os Jazzies lançam single com show intimista em Brasília

Grupo de Jazz da capital apresenta "Segura", primeira música do novo projeto

5 horas ago