Um ataque cibernético ao sistema de embarque de passageiros causou atrasos e cancelamentos de voos em alguns dos principais aeroportos da Europa neste sábado (20). A ofensiva afetou operações em Heathrow (Londres), Berlim e Bruxelas, provocando transtornos em série para milhares de viajantes.
O ataque teve como alvo um provedor da Collins Aerospace, subsidiária da americana RTX Corp, cuja tecnologia é amplamente usada por companhias aéreas ao redor do mundo — especialmente em sistemas de autoatendimento, emissão de cartões de embarque e despacho de bagagens.
“Tomamos conhecimento de uma interrupção cibernética em nosso software MUSE em determinados aeroportos“, informou a empresa.
Segundo a Collins Aerospace, ao menos três aeroportos europeus de grande movimentação comunicaram problemas na operação e relataram atrasos e cancelamentos de voos. No entanto, informou que o ataque, ainda que de grandes proporções, foi limitado.
“O impacto limita-se ao check-in eletrônico de clientes e ao despacho de bagagem e pode ser mitigado com operações de check-in manual”, prosseguiu a Collins Aerospace.