GPS Brasília comscore

Astronautas “presos” no espaço retornam à Terra após nove meses de espera

Problemas técnicos na cápsula da Boeing adiaram a volta, que só foi possível com nave da SpaceX

Após um período de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore finalmente retornaram à Terra na noite desta terça-feira (18).

A cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, amerissou com segurança no Golfo do México, próximo a Tallahassee, na Flórida, encerrando uma missão que deveria durar apenas oito dias.

O retorno da dupla foi adiado diversas vezes devido a falhas técnicas na cápsula Starliner, da Boeing, que originalmente deveria trazê-los de volta em junho de 2024. Como solução, a NASA decidiu utilizar a cápsula Dragon Freedom, que desacoplou da ISS na madrugada de terça-feira e concluiu a jornada de aproximadamente 17 horas até o pouso controlado no oceano.

Além de Williams e Wilmore, a missão de retorno também trouxe à Terra o astronauta Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, integrantes da Crew-9.

A missão enfrentou dificuldades desde o início. Logo após o lançamento da Starliner em 5 de junho de 2024, cinco dos 28 propulsores da cápsula falharam, atrasando sua acoplagem na ISS em quase uma hora.

Apesar de quatro propulsores terem voltado a funcionar, vazamentos de hélio foram identificados, levantando preocupações sobre a segurança da nave.

Com isso, a NASA optou por manter Williams e Wilmore na estação e enviar a cápsula de volta vazia para investigações. A espera pelo retorno se estendeu por 286 dias, um dos períodos mais longos já registrados para uma missão na ISS.

Durante os nove meses na ISS, Williams e Wilmore continuaram participando de pesquisas científicas e auxiliando em tarefas de manutenção. Com essa missão, Williams acumula um total de 322 dias no espaço e ostenta o recorde feminino de nove caminhadas espaciais.

Já Wilmore, engenheiro elétrico e piloto, soma mais de 8 mil horas de voo e duas missões espaciais.

Apesar do tempo prolongado, a estadia dos astronautas não quebrou o recorde da NASA. O astronauta Frank Rubio passou 371 dias em órbita, enquanto o cosmonauta russo Valeri Polyakov detém a marca mundial de 437 dias consecutivos na estação russa Mir, entre 1994 e 1995.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.