Uma sessão solene realizada nesta segunda-feira (30), no plenário do Senado Federal, celebrou os 40 anos da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil). A iniciativa foi promovida pela senadora Leila Barros (PDT), que também presidiu a solenidade. O evento contou com a presença de autoridades do Distrito Federal e representantes do setor produtivo.
Desde 1983, a associação fornece uma rede de sincronização de dados em âmbito global para padronização de processos e oferece consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores da economia.
O presidente do GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, destacou o papel fundamental da organização no fortalecimento da economia e no apoio aos empresários, tornando o Brasil um protagonista no cenário global da automação. Ele mencionou que, atualmente, mais de 1 bilhão de produtos são identificados a cada dia, com mais de 10 milhões de leituras de código realizadas em todo o mundo.
José Humberto Pires de Araújo, que também é vice-presidente de Relações Governamentais da GS1 Brasil, enfatizou como o código de barras impulsionou a economia ao criar uma linguagem única e global entre indústria e varejo. Ele ressaltou a importância da parceria da GS1 Brasil com o setor comercial, empresarial e industrial para aprimorar processos e serviços de gerenciamento de dados e produtos.
“Estamos presentes em mais de 150 países, ajudando empresas desde 1973, quando o primeiro código de barras foi usado. A GS1 exerce grande papel no setor produtivo e de consumo. Caminhamos de mãos dadas com o setor comercial, industrial, aperfeiçoando processos, serviços e soluções. É um local de aprendizado e compartilhamento, ambiente que move ideias, conhecimentos e experiências. Seguimos “casados” com a tecnologia e em busca de novos serviços que ajudam a gerar emprego e desenvolvimento para a sociedade, sendo essa a paixão que me move”, declarou.
Ex-governador, o empresário Paulo Octavio (PSD) destacou o papel da GS1 Brasil para o desenvolvimento das atividades econômicas no país. Ele enfatizou que a automação comercial e as soluções logísticas têm contribuído significativamente para a economia do País.
“A automação comercial e as soluções logísticas oferecidas têm contribuído com a economia de forma significativa. Todo esse avanço levou o Brasil a ser comparado com Europa e Estados Unidos em termos de automação”, afirmou.
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, uma organização multissetorial sem fins lucrativos, representa nacionalmente a GS1 Global e conta com cerca de 58 mil associados, que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. A GS1 Brasil é responsável por estabelecer padrões globais de identificação de produtos e serviços, bem como comunicação na cadeia de suprimentos. Além disso, a associação oferece serviços e soluções em diversas áreas, incluindo varejo, saúde, transporte e logística. A GS1 Brasil é uma parte integral do sistema global que promove padrões e facilita a comunicação com o mercado, conectando mais de 2 milhões de empresas em 150 países.
Veja a cobertura:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por GPS – Portal de Notícias | Revista | Brasília (@gpslifetime)