A morte de um soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo causou comoção entre integrantes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Samuel Wesley Cosmo, de 35 anos, fazia parte da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), uma unidade de elite da PM de São Paulo e foi alvejado por criminosos na tarde de sexta-feira (2) na cidade de Santos, no litoral paulista.
Filho do agente de polícia da PCDF Antônio Marcos Cosmo, lotado na DRS – Corpatri, Samuel chegou a ser socorrido até a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. É o segundo filho do integrante da corporação distrital morto por criminosos.
Pelas redes sociais, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), lamentou o assassinato e se solidarizou com o agente Antônio Cosmo. “É com profunda tristeza e pesar que comunico o falecimento do soldado da PM, Samuel Wesley Cosmo, filho do meu amigo policial civil Cosmo, minhas sinceras condolências ao meu amigo e toda família neste momento de profunda dor”, escreveu.
A Polícia Civil do DF também emitiu nota em solidariedade à família do agente de polícia. “Com pesar, informamos o falecimento de Samuel Wesley Cosmo, policial militar do Estado de São Paulo e filho do agente de polícia Antônio Marcos Cosmo. Desejamos força aos familiares e amigos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil fazem buscas na região para identificar e prender os autores. De acordo com a PM, três suspeitos já foram capturados. “A operação continuará em andamento até que todos os detalhes do ocorrido sejam esclarecidos”, afirmou a corporação.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também lamentou o crime. “Com imensa tristeza, recebi a notícia do falecimento do Soldado PM Samuel Wesley Cosmo, vítima da ação criminosa durante o patrulhamento em Santos”, declarou em comunicado publicado no Twitter. “Vamos identificar e capturar os responsáveis por esse ataque contra a nossa polícia”, concluiu o líder do Palácio dos Bandeirantes.
Ver essa foto no Instagram