O portal Lyst publicou, neste mês de abril, sua primeira lista do ano, que abrange os meses de janeiro a março de 2023. De acordo com a pesquisa, Miuccia Prada é a diretora criativa do momento – Prada (onde divide o posto com Raf Simons) e Miu Miu, ambas assinadas por ela, ocupam primeiro e segundo lugar no índice.
Miuccia Prada (Foto: Baz Luhrmann)Miuccia Prada e Raf Simons (Foto: reprodução/Go Runway)
A cada trimestre, a Lyst aponta as marcas de moda mais relevantes do momento, a partir da análise dos hábitos de compras de aproximadamente nove milhões de consumidores, menções e engajamento nas redes sociais, além de buscas no Google. Entre desfiles deslumbrantes e presença em red carpets das premiações mais importantes da indústria, as grandes marcas disputam um lugar entre as mais quentes do momento.
A Prada manteve-se no topo que conquistou no último ranking, com um aumento de 22% nas buscas online pela marca. Enquanto a Miu Miu subiu duas posições até o segundo lugar, sua maior colocação até hoje. A Lyst aponta os motivos que causaram o crescimento da Miu Miu entre o público (e, consequentemente, na lista): a grande procura pela pocket bag, a campanha de primavera-verão 2023 com Kendall Jenner e Emma Corrin, e a segunda colaboração com a New Balance.
Prada outono-inverno 2023 ready-to-wear (Foto: reprodução/Go Runway)
Campanha primavera-verão 2023 (Fotos: cortesia)
A Gucci caiu sete posições desde o último ranking, onde ocupava o segundo lugar. A saída de Alessandro Michele da direção criativa abalou a popularidade da marca, que no ano de 2022 chegou a ocupar o primeiro lugar da lista nos três primeiros trimestres.
Alessandro Michele (Foto: reprodução/Go Runway)Gucci primavera-verão 2023 ready-to-wear (Foto: reprodução/Go Runway)
Outra marca que se destacou foi a Versace, pulando do 13º para o 8º lugar do Lyst Index. Donatella Versace foi certeira ao colocar o desfile outono-inverno 2023 da marca em Los Angeles, na semana do Oscar e logo após a temporada das semanas de moda ser concluída. Houve um aumento de 44% nas buscas pela casa italiana.
Versace outono-inverno 2023 ready-to-wear (Fotos: cortesia)
Quem estreia na lista é a SKIMS (em 17º lugar), etiqueta fundada por Kim Kardashian em 2019, e a JW Anderson (em 20º lugar), marca homônima do estilista Jonathan Anderson.
A seguir, confira a lista completa:
- Prada
- Miu Miu
- Moncler
- Valentino
- Loewe
- Bottega Veneta
- Dolce & Gabbana
- Versace
- Gucci
- Saint Laurent
- Dior
- Nike
- Louis Vuitton
- Diesel
- Burberry
- Fendi
- Skims
- Balenciaga
- Jacquemus
- JW Anderson