Mais um ano está chegando ao fim, e sempre paramos para ver e analisar tudo que ocorreu desde janeiro até dezembro. Na moda, não é diferente. O ano de 2023 foi marcado por diversas tendências virais no Tik Tok, que geraram grande busca por itens chave e esgotaram peças em lojas ao redor do mundo.
O sufixo “core” dominou o nome das trends ao longo destes 365 dias, e você com certeza ouviu falar em alguma delas: Barbiecore, Mermaidcore, Balletcore. No verão europeu, a estética “Tomato-girl summer” tomou conta das mídias sociais.
Começando pela Barbiecore – tivemos o primeiro vislumbre da tendência no desfile de outono-inverno 2022 de Valentino, quando o Pink PP invadiu a passarela. Com a estreia do filme Barbie em julho de 2023, diversas marcas caíram no Barbiecore. Roupas cor-de-rosa, femininas e brilhantes passaram a ter uma procura absurda, tendo como um dos motivadores a criação de looks para assistir ao filme da boneca mais famosa do mundo. A hashtag “Barbiecore” ultrapassou a marca de 1,1 bilhões de visualizações.
Mermaidcore, a tendência inspirada nas sereias e no fundo do mar, foi outra que fez sucesso em 2023. A estreia do filme A Pequena Sereia neste ano, assim como o live-action da Barbie, impulsionou a procura e venda de produtos relacionados à estética do longa-metragem: tons suaves, vestidos justos, tecidos texturizados, cabelos molhados, glass skin, sombras em tons oceânicos (como azul e roxo) e muito gloss nos lábios. As visualizações de #Mermaidcore no Tik Tok chegaram a 630,8 milhões.
Após o desfile de outono-inverno 2022 da Miu Miu, já era esperada a nova tendência: Balletcore. As sapatilhas, polainas, saias e todos os elementos clássicos da estética das bailarinas entraram no radar das fashionistas. No Tik Tok, a hashtag Balletcore passou de 1,3 bilhões de visualizações.
Inspirada no calor do verão europeu às margens do mar Mediterrâneo, a estética ‘Tomato-girl summer” ficou em alta entre os meses de julho e agosto. A “Tomato-girl”, ou “garota tomate”, seria uma mulher que adora o verão italiano, onde come muita pasta, aprecia bons vinhos e Aperol Spritz – podemos entender como a La Dolce Vita da geração Z. São mais de 37,7 milhões de visualizações de #TomatoGirlSummer na plataforma.