GPS Brasília comscore

As polêmicas que envolvem a Copa do Mundo no Catar

Desde a escolha do Catar como sede para a **Copa do Mundo de 2022**, a edição de um dos maiores eventos esportivos do mundo se vê envolvida em diversas polêmicas. A 45 dias do pontapé inicial no estádio Al Bayt, a capital da França anunciou medidas restritivas à competição, seguindo os passos de outras cidades francesas.

A prefeitura de Paris informou que **não fará a transmissão pública dos jogos** da Copa do Mundo e que não promoverá as tradicionais _fan zones_ “_por causa das **condições ambientais e sociais** relacionadas ao evento_”, declarou o vice-prefeito de esporte, Pierre Rabadan.

Existem relatos chocantes sobre a preparação do Catar para receber as partidas de futebol que envolvem **exploração de trabalhadores e condições análogas à escravidão**. Segundo publicação do The Guardian, mais de 6.500 pessoas que tinham seu trabalho vinculado à infraestrutura da Copa morreram por condições insalubres de trabalho desde 2010, quando foi feita a escolha da cidade-sede.

Essa definição, inclusive, foi motivo de muita discussão entre a comunidade futebolística, visto que há diversas **acusações de fraude e corrupção** no processo. Segundo informações do jornal britânico The Sunday Times, o país pagou a oficiais da Fifa — entre eles o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira — cerca de **USD 880 milhões** para sediar a competição.

Outra grande polêmica envolve a **criminalização de demonstração pública de afeto e pessoas LGBTQIA+**. O Oriente Médio é conhecido por ter uma cultura extremamente **conservadora**, e será um grande desafio receber cidadãos de **diferentes nacionalidades e costumes** que respeitem suas tradições.

No Catar, aliás, é **crime** uma pessoa não se considerar heterossexual ou cisgênero (como os transsexuais ou não binários). Nesse sentido, aumenta a preocupação e insegurança daqueles que vão assistir de perto aos jogos e se identificam com algum desses aspectos.

Veja também

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

A diversidade do Brasil impulsiona o turismo de luxo, com …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.