Nos últimos tempos, o cenário da moda tem sido marcado por uma série de mudanças significativas na direção criativa de grandes marcas. Chanel, Dior, Gucci, Loewe, Bottega Veneta, Maison Margiela e Versace — para citar algumas — estão sob nova liderança, e fashionistas ao redor do mundo aguardam ansiosos pelas estreias desses nomes em suas novas casas.
Junho
Jonathan Anderson na Dior (masculino)
Nomeado diretor criativo da linha masculina da Dior no mês de abril, Jonathan Anderson apresentará sua primeira coleção para a maison no mês de junho. O desfile das peças de estreia do designer sucessor de Kim Jones está marcado para o dia 27 de junho, na Paris Fashion Week.
Julho
Michael Rider na Celine
O mês de julho terá a coleção de estreia de Michael Rider, que assumiu o posto de diretor criativo da Celine no início deste ano. O desfile será em Paris, na tarde do dia 6 de julho.
O desfile marcará a volta da Celine para as passarelas, que há anos foram substituídas por curta-metragens de Hedi Slimane, antigo diretor criativo da maison.
Glenn Martens na Maison Margiela
A estreia de Glenn Martens na Maison Margiela será em julho, na Semana de Moda de Alta-Costura, em Paris, com a linha Maison Margiela Artisanal.
“Isso marca o início de um novo capítulo inspirador para maison, enraizado nos nossos valores criativos fundamentais e moldado pela tradição de alta-costura de Margiela. Sob a direção de Glenn, a alta-costura continuará a estimular a criatividade da marca e impulsionar designs disruptivos”, disse a Maison Margiela no mês de maio.
Setembro e Outubro
A temporada de primavera-verão 2026 ready-to-wear será palco da maioria das primeiras apresentações de estilistas em suas novas casas. Entre setembro e outubro, veremos as primeiras coleções da Gucci, Bottega Veneta, Versace, Chanel, Dior, Balenciaga, Loewe e Jean Paul Gaultier sob nova direção.
Demna Gvasalia na Gucci
O debute de Demna Gvasalia na Gucci está marcado para a próxima Milan Fashion Week, em setembro. O designer se despedirá da Balenciaga, casa que comandou por dez anos, na Semana de Moda de Alta-Costura de Paris, no dia 9 de julho.
“Demna trará para a Gucci algo excepcional. Sua maneira de definir a moda hoje é bastante única, e é isso que a Gucci merece e precisa para o futuro,” disse o CEO da Gucci, Stefano Cantino.
Louise Trotter na Bottega Veneta
Confirmada no fim de 2024, Louise Trotter estreia na Bottega Veneta na temporada de desfiles de primavera-verão 2026 Milão. Sua chegada marca uma nova fase de sofisticação e minimalismo na grife italiana.
Dario Vitale na Versace
Dario Vitale, ex-diretor de ready-to-wear da Miu Miu, é o novo diretor criativo da Versace, agora sob o comando do Grupo Prada. Ele assume o lugar de Donatella Versace, que deixa a criação após quase 30 anos para se tornar embaixadora global da marca. A mudança marca uma nova fase para a maison e reforça a aposta em novos talentos.
A estreia de Dario na casa italiana está marcada para setembro, na Milan Fashion Week.
Matthieu Blazy na Chanel
Diretor da Bottega Veneta por três anos, Matthieu Blazy assumiu o comando da Chanel no dia 1º de abril. Responsável por todas as coleções, de alta-costura, ready-to-wear e acessórios, o designer é o quarto diretor criativo da marca.
“Matthieu se destacou imediatamente por seu histórico, sua visão da Chanel e uma modernidade que nos encantou”, afirmou Bruno Pavlovsky, presidente de moda e presidente da Chanel SAS.
Sua primeira coleção para a Chanel está prevista para a Paris Fashion Week, que começa no dia 29 de setembro.
Jonathan Anderson na Dior (feminino)
A tão aguardada estreia de Jonathan Anderson como diretor criativo das coleções femininas da Dior já tem data marcada: outubro de 2025, durante a Paris Fashion Week de primavera-verão 2026. Após assumir a direção da linha masculina da maison em abril, o estilista norte-irlandês agora concentra olhares com sua primeira apresentação voltada ao ready-to-wear feminino.
Conhecido por seu trabalho experimental e autoral à frente da Loewe e da JW Anderson, espera-se que Anderson traga à Dior uma nova energia criativa, mesclando a herança da marca com sua visão contemporânea, marcada por referências artísticas, alfaiataria inventiva e uma abordagem provocadora ao vestir. A coleção promete inaugurar um novo capítulo para a maison francesa, agora sob a liderança unificada de um só diretor criativo.
Pierpaolo Piccioli na Balenciaga
Recentemente, Pierpaolo Piccioli foi anunciado como novo diretor criativo da Balenciaga. O designer, que esteve na Valentino por mais de 25 anos, prepara-se para o novo desafio. Ele se comprometeu a continuar o legado de Cristóbal Balenciaga e seus sucessores.
“Seu domínio da alta costura, sua voz criativa e sua paixão pelo savoir-faire fizeram dele a escolha ideal para a casa”, disse Francesca Bellettini, vice-diretora executiva da Kering encarregada do desenvolvimento da marca, sobre Piccioli.
A estreia de Pierpaolo Piccioli na Balenciaga está marcada para a temporada de primavera-verão 2026, na Paris Fashion Week.
Jack McCollough e Lazaro Hernandez na Loewe
Jack McCollough e Lazaro Hernandez, dupla por trás da marca nova-iorquina Proenza Schouler, assume a direção criativa da Loewe após a saída de Jonathan Anderson, encerrando uma era de 11 anos marcada por inovação e projeção global da grife espanhola. Os estilistas ficam responsáveis por todas as coleções da marca (feminina, masculina, acessórios e artigos de couro) e trazem consigo uma bagagem que une expertise consolidada e um olhar contemporâneo.
Segundo a CEO da Loewe, Pascale Lepoivre, eles se destacam não apenas pela criatividade, mas também pela visão empreendedora e interesse por diferentes campos culturais e públicos diversos. A mudança ocorre meses após a dupla anunciar que deixaria a direção criativa da marca que fundaram em 2002.
Duran Lantink na Jean Paul Gaultier
A maison Jean Paul Gaultier inicia um novo capítulo ao anunciar Duran Lantink como diretor criativo permanente. O estilista holandês fará sua estreia com uma coleção de ready-to-wear feminino durante a próxima Paris Fashion Week, enquanto sua primeira coleção de alta-costura está prevista para janeiro de 2026. A decisão representa uma mudança significativa na estratégia da marca, que desde a aposentadoria de Gaultier das passarelas em 2020 vinha apostando em colaborações pontuais com nomes como Glenn Martens, Simone Rocha, Olivier Rousteing e Haider Ackermann.
Vencedor do Prêmio Especial do Júri Karl Lagerfeld no LVMH Prize de 2023, Lantink é conhecido por sua abordagem de desconstrução, silhuetas exageradas e um humor provocativo que promete imprimir nova identidade à casa.