Reconhecida como um dos mais relevantes eventos do calendário das artes da América Latina, a ArtRio chega à sua 15ª edição entre 10 e 14 de setembro. O evento na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, reúne galerias de arte, colecionadores, curadores, artistas e público em geral, oferecendo um espaço para a troca de ideias, venda de obras e fortalecimento da cena artística contemporânea.
A feira costuma apresentar uma grande diversidade de obras de arte, incluindo pintura, escultura, fotografia, e novas mídias, e destaca-se tanto pela participação de galerias brasileiras como internacionais. Além disso, é comum que sejam realizados eventos paralelos, como palestras, painéis de discussão e exposições especiais.
Neste ano, o evento contará com mais de 100 colecionadores e curadores que vem ao Rio de Janeiro especialmente para a feira, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. Além de visitar a ArtRio, a programação para os convidados inclui visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2025 é composto por importantes galeristas e curadores, entre eles Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4), profissionais de grande destaque no circuito artístico nacional e internacional.
Stands
Uma das atrações da feira será o stand da galeria Flexa, que apresentará uma seleção de obras de diferentes gerações de artistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. A proposta da galeria é estabelecer um diálogo entre diversas linguagens e temporalidades, explorando desde a pintura em diferentes técnicas até a arte cinética, passando pelo uso da matéria têxtil.

Foto: Divulgação
Entre os destaques da exposição estão nomes históricos como Tomie Ohtake, Mira Schendel, Carlos Cruz-Diez e Julio Le Parc, cujas obras conversam com a produção de artistas contemporâneos como Adriana Varejão, Yuli Yamagata, Tadáskía, Aislan Pankararu, Miriam Cahn, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto e Janaina Tschäpe. A seleção oferece uma visão abrangente da arte brasileira e internacional, promovendo uma reflexão sobre a continuidade e a inovação no campo da arte.