GPS Brasília comscore

Artista plástico indígena Vinícius Vaz inaugura exposição no Conic

Obras resgatam cultura indígena e exploram os povos originários do País

A noite dessa quinta-feira (28) foi marcada pelo coquetel de inauguração da exposição A História que o Brasil Não Conta, do artista indígena Vinícius Vaz. A mostra está em exibição na galeria Mercato + Antiguidade + Design, localizada no complexo Conic, e é composta por 16 pinturas que resgatam as culturas indígenas e afro-brasileiras. 

A inauguração foi prestigiada por personalidades ilustres, como embaixadores e figuras do meio artístico, como a atriz brasiliense Maria Paula Fidalgo. Quem também esteve presente foi a primeira deputada federal indígena, Célia Xakriabá (PSOL-MG), que é da mesma etnia do artista, os Xacriabás. Na ocasião, os cerca de 100 convidados puderam conversar com o artista sobre as narrativas que inspiram suas obras.

A exposição busca narrar uma história de personagens humanizados que foram além dos estereótipos para se tornarem símbolos de manifestação e representatividade”, explica o artista. Em cada um de seus trabalhos, ele explora os povos originários que habitaram as terras brasileiras antes da chegada dos colonizadores, além de abordar o impacto de religiões como o catolicismo e as crenças afro-brasileiras trazidas pelos escravos. 

Artista plástico indígena Vinícius Vaz inaugura exposição no Conic

Célia Xakriabá e Vinícius Vaz

Artista plástico indígena Vinícius Vaz inaugura exposição no Conic

A exposição conta com a curadoria de Antonio Aversa que, junto de seu sócio na galeria, Roberto Corrieri, expressa sua satisfação ao dar espaço para a arte de Vinícius: “A Mercato se propõe a apresentar artistas de diferentes gerações, e é um privilégio poder exibir o trabalho desse brasiliense, descendente dos povos originários, que com cores vibrantes e traços impactantes já começa a conquistar reconhecimento“, afirma.

A História que o Brasil Não Conta é a primeira exposição individual de Vinicius Vaz que, apesar de ser nascido e criado em Brasília, resgata suas raízes indígenas e celebra a etnia Xacriabá em obras surpreendentes, como o quadro Guernica Tupiniquim. A pintura é inspirada no histórico Guernica, de Pablo Picasso, e retrata o assassinato do indígena Galdino, que foi queimado vivo enquanto dormia em um ponto de ônibus em Brasília.

Veja os highlights da noite, pelas lentes do fotógrafo JP Rodrigues:

Serviço
Exposição A História que o Brasil não Conta, de Vinícius Vaz
Onde: Galeria Mercato + Antiguidade + Design, Mezanino do Edifício Eldorado, no Conic
Data: de 29 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025
Horário: visitas com hora marcada por meio do Instagram ou telefone (61) 99914-8208

Veja também

Sangramento é comum em idosos, surgindo 20 a 45 dias …

Olhou-se mais uma vez refletida nos pedaços do espelho partido. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI