Categories: Paula Santana

Artista plástico brasiliense participa de leilão em Nova York

Conhecido por sua abordagem ousada e multifacetada, o brasiliense Fernando Carpaneda é um artista plástico que transita por diversas linguagens, da escultura à pintura. A escolha por tratar de problemas sociais, como exclusão, discriminação racial, de gênero e social, conta com a sua sutileza na criação das obras. 

Atualmente em Noya York, nos Estados Unidos, Carpaneda viveu boa parte de sua vida em Taguatinga, também usa a arte para retratar temas ligados ao universo punk e aos contextos LGBTQIA+. 

Um dos destaques do artista é a pintura de Jesus Cristo, que faz parte do 32º leilão anual Take Home A Nude, organizado pela Academia de Arte de Nova York. O evento que será realizado em 21 de outubro deve reunir celebridades, como Naomi Watts e Liev Schreiber, além de artistas renomados e filantropos, com o objetivo de apoiar a próxima geração de artistas da cidade e arrecadar recursos para a instituição, fundada por Andy Warhol em 1982.

A obra de Carpaneda é feita com tinta acrílica sobre tela. Nesta série, seu objetivo foi aprofundar no tema da discriminação. Algumas das figuras retratadas estão associadas ao movimento Black Lives Matter, destacando suas lutas e histórias. O anel dourado em torno da cabeça simbolizam as vítimas da violência, enquanto os círculos coloridos no fundo da obra evocam a ideia de diversidade e inclusão, celebrando as múltiplas identidades e experiências dentro da comunidade negra e LGBTQIA+. 

Ao destacar pessoas comuns e corpos naturais em suas obras, Carpaneda cria uma conexão íntima entre o público e suas criações“, comenta o curador Rogério Carvalho, representante do artista no Brasil.

Obra Jesus Cristo

Recentemente, Carpaneda teve um de seus trabalhos premiados pelo curador David Houston, Diretor Executivo do Museu Ohr-O’Keefe, e foi selecionado recentemente para duas bienais internacionais: uma é a Long Island, no Museu de Arte Heckscher, em Nova York, que apresenta obras produzidas por artistas visuais contemporâneos, e outra no Museu de Arte de Kenosha, em Wisconsin. O artista também teve obras expostas no Museu de Arte Arkell. 

Leilão 

Conduzido por Amy Cappellazzo, chefe da Divisão de Belas Artes da Sotheby’s e presidente do evento, ao lado de David Kratz, presidente da Academia de Artes de Nova York, o leilão Take Home A Nude promete unir o glamour de Hollywood e a sofisticação do mundo da arte na icônica casa de leilões nova-iorquina Sotheby ‘s. 

 O conselho da Academia será representado por nomes como Eileen Guggenheim e Brooke Shields, que é também a anfitriã do evento. A noite prestará uma homenagem à artista Jane Dickson, celebrando suas contribuições para as artes. 

Yumi Kuwano

Posts Recentes

Beber, comer e torcer…

Confira os principais bares que apostam em transmissão de jogos de futebol em Brasília

17 minutos ago

Café com Treino reúne mulheres em busca de um estilo de vida saudável

Evento realizado no Parque da Cidade foi idealizado pela influenciadora Valéria Lessa

20 minutos ago

Ação de acolhimento atende 94 pessoas em situação de rua no DF nesta semana

Trabalho coordenado pelo GDF percorreu as regiões administrativas do Plano Piloto e Taguatinga

40 minutos ago

The Office australiana: nova versão da série tem protagonista mulher

A série original, britânica, foi lançada em 2001 e teve duas temporadas disponíveis no Prime…

52 minutos ago

David Schwimmer, o Ross de Friends, relembra recusar Homens de Preto

Segundo Schwimmer, ele recusou participar do filme para dirigir o seu primeiro longa, Desde que…

1 hora ago

X segue suspenso, mas passou por instabilidade técnica no bloqueio

Não é a primeira vez que usuários relatam a intermitência do bloqueio, que já foi…

1 hora ago