GPS Brasília comscore

Artigo: ‘Saiba sobre o câncer de mama em pets’

Segundo o _Conselho Federal de Medicina Veterinária_ (CFMV), 45% das **fêmeas** caninas no Brasil sofrem com o **tumores** na mama, uma das principais doenças que atingem os **cachorros**. Quando se manifesta de forma **benigna**, possui tratamento e **recuperação** rápida. Já nos casos **malignos**, é muito importante o **diagnóstico precoce** da doença para aumentar as chances de cura.

Assim como nos humanos, o **câncer** é caracterizado como um crescimento desordenado de células no organismo e no caso das mama, é uma multiplicação que ocorre nas **glândulas** mamárias. É mais comum em fêmeas, por causa da produção de hormônios como **estrógeno e progesterona**, porém, também pode atingir os cachorros **machos**, sendo essencial que a prevenção aconteça para ambos os sexos.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/sherry_wright_f7g_Phc_SY_Yb4_unsplash_d05f1bb41c.jpg)

>“Quando as fêmeas entram no período de cio, de forma natural, acabam tendo uma grande descarga hormonal no organismo, o que também pode levar ao aparecimento do câncer”, explica Dra. Nicole Cherobim, médica veterinária.

Segundo a especialista, é muito importante prestar bastante atenção no aparecimento de possíveis **sintomas**, como **inchaço** ou **dilatação** nas mamas, **dor** ou **incômodo** na região com frequência, presença de **secreções** e **caroços** nas glândulas mamárias. _“Vale lembrar que nem sempre é possível ver os sinais do câncer a olho nu, aumentando ainda mais a importância de realizar exames clínicos regulares no pet”,_ lembra a veterinária.

Não existem formas de **evitar** completamente o aparecimento da doença, porém, a castração precoce antes do primeiro **cio** do animal previne as variações **hormonais** que influenciam o desenvolvimento destes tumores. Além disso, a ingestão de **anticoncepcionais** (vacinas anti-cio), que eram muito comuns antigamente, são desaconselháveis já há algum tempo, pois são substâncias que aumentam ainda mais a chance de se desenvolver a doença. “_Outra forma de prevenção é encaminhar o pet periodicamente a um veterinário, onde ele será examinado e, caso tenha sinais da doença, terá um tratamento precoce e melhor qualidade de vida”_, recomenda Nicole.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.