GPS Brasília comscore

Artigo: ‘Por que as pessoas tendem a se autossabotar?’

A vida é marcada por diversas **crises** e inúmeros **desafios**. É durante essas dificuldades que somos surpreendidos por um senso de **estagnação**, sem entender por que não progredimos. Atenção! Este pode ser um forte indício de **autossabotagem**. A tendência é pensar: _”Mas, autossabotagem? Quem faria uma loucura dessas?”, “como uma pessoa pode trabalhar contra ela mesma?”_.

A autossabotagem acontece na tentativa de se **autopreservar**. Uma pessoa não se sabota com a intenção de se **prejudicar**, mas para **escapar** de situações e sentimentos **desconfortáveis** gerados nas situações da vida e trabalho. Ao invés de buscar expansão enfrentando a dor e os medos do crescimento, passa a se proteger da possível crítica, rejeição, perda, falta de reconhecimento, ou do medo de perder valor aos olhos do outro.

Mas afinal, como vencer a autossabotagem? Existem algumas **habilidades** que podem auxiliar nessa luta contra a estagnação. A primeira delas é **conscientizar-se** do personagem adotado para se autopreservar. Cada um de nós lida com o **desafio** de estar à altura, de se sentir capaz, de atender às **expectativas** e se sentir aceito, e é nesse momento que o medo atua levando as pessoas a criarem **personagens** com comportamentos contraproducentes. Alguns acionam o **ego** brigão, outros se escondem em uma caverna e tem aqueles que se promovem de maneira exagerada.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/eric_ward_ak_T1bnnu_M_Mk_unsplash_9dfee0bb21.jpg)

Todos esses personagens disfuncionais são gerados por **medo**; mas ao invés de fingir que o medo não existe, reconheça-o e ele ficará menor. Quando você dá nome ao seu “gigante pessoal”, que está atuando em seu trabalho, relações, finanças, projeto ou equipe, ele perde força e deixa de intervir na sua verdadeira identidade, performance e potencial.

A segunda habilidade é reconhecer os próprios **pontos fortes**. Se de um lado o medo **paralisa**, vire a moeda e perceba a força desenvolvida para se defender dele. Isso é uma janela de **oportunidade**. Todas as vezes que pergunto às pessoas seus pontos fortes, elas entram em hesitação. É muito importante dar nome também a essas qualidades, pois elas irão atacar os gigantes gerados pela autopreservação.

O terceiro ponto de habilidade é ter cuidado com as **narrativas** que conta a si mesmo. Na intenção de se provar para os outros, a tendência é criar uma **mentira** sobre si e se esconder, buscando uma muleta para o seu valor pessoal. Estas narrativas podem sufocar seu **potencial**, pois fazem acreditar que nenhum esforço deve ser feito, que não vale a pena investir em si mesmo. Faça a seguinte indagação: esta ideia que alimento é um fato ou apenas uma interpretação do fato? Jogue fora as narrativas que não o fazem avançar!

**William Shakespeare** certa vez disse que _“nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que muitas vezes poderíamos ganhar, pelo simples medo de arriscar”_. Nos sabotamos para evitar a dor do crescimento, temos medo de **arriscar**. Mas nem só de clareza vive o homem, é preciso de **coragem e impulso**, por isso cito Campbell: _”a caverna que você teme entrar detém o tesouro que você procura.”_

Seguindo estes passos práticos será possível driblar a autossabotagem. Então, dê nome ao gigante que o mantém no modo autopreservação, liste as suas **forças** para entrar na caverna que tanto evita e tome posse do tesouro que procura.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_2_bb35cd29e8.jpg)
_* Eduardo Rodrigues é especialista em educação, capacitado em Desenvolvimento de Pessoas pela metodologia coaching nos institutos da ELC de Londres, ZOVAC Consulting Califórnia e Fuller Seminary em Pasadena, EUA._

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.