Categories: Saúde

Artigo: Os riscos da língua presa

A língua presa pode afetar muito mais do que a amamentação e também colaborar para uma respiração bucal ou mista. 

 

1.  A respiração pela boca e a restrição das vias aéreas aumentam o risco de doenças cardiovasculares.

 

2.  Problemas intestinais: devido à respiração pela boca e deglutição ineficiente ( o indivíduo com a língua presa costuma mastigar muito rápido e assim não permite que a parte da digestão que inicia na boca aconteça e isto altera o microbiota oral e, potencialmente, o microbioma intestinal. Podendo levar a uma disbiose. 

 

3. Ronco e apneia do sono devido a respiração pela boca aberta e a postura da língua no fundo da boca

 

4. Riscos cardiovasculares, TDAH e a ansiedade ocorrem quando você não consegue ter um sono REM profundo, o que permite que o corpo descanse totalmente e se restaure. 

 

5. Como a língua molda o rosto, a língua presa pode causar  mordida cruzada anterior. Ocorre pela pressão que a língua, que fica o tempo todo baixa, faz sobre o rolete gengival ou rebordo gengival inferior. Assim a estrutura facial fica assimétrica. 

 

6. Má oclusão e dentes apinhados e tortos devido ao palato alto e maxila estreita. Maior predisposição à cárie e a inflamação gengival pois a língua presa não consegue fazer movimentos que funcionam como limpeza mecânica natural. Há também maior chance de recidiva após a Ortodontia devido à pressão que a língua presa pode fazer na direção contrária à desejada. 

 

Não queremos que os bebês, crianças, apenas sobrevivam ou convivam com alguma limitação, mas que eles prosperem e vivam sem restrições e compensações na amamentação, na alimentação, na fala. Desejamos que eles possam expressar e viver o máximo do seu potencial.

 

O teste da linguinha é de suma importância para se detectar a língua presa o mais cedo possível , ele é indicado para ser feito até os 6 meses de vida. Sem o teste, um bebê com a língua presa pode passar despercebido, pois bebês que mamam ou mamaram bem no peito, ainda assim podem ter língua presa.. Isto porque algumas mães têm muito leite e o bebê nem precisa se esforçar para obtê-lo. 

 

Conheça outros sinais que demonstram que a língua pode ser presa: engasgos, boca sempre entreaberta, bebês que babam muito, soluços, cólicas, gases, irritabilidade, dentre outros. Tudo isto pode ser ocasionado por uma língua presa!

 

 

Sobre a autora 

Ilana Marques é especialista em Odontopediatria, habilitada em Laserterapia e em Sedação Inalatória e capacitada em sedação medicamentosa. Odontopediatria da clínica IGM Odontopediatria, também atua como professora de Habilitação em Laserterapia com Ênfase em Odontopediatria e em Sedação Consciente. Autora de 3 livros na área de Odontopediatria. Estágios em NY- EUA e Lyon-França, mas áreas de Odontopediatria.  Sedação Inalatória e Psicologia. Membro da ABS (Associação Brasileira de Saúde – Grupo Caproni).

 

Ilana Marques, odontopediatra (Foto: Divulgação)

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Nos acréscimos, seleção feminina de futebol leva virada do Japão

Vitória parcial garantia vaga antecipada. Agora, o time de Arthur Elias terá de ganhar da…

6 minutos ago

Juiz Carlos Maroja manda desligar totens instalados com autorização do DER nas vias do DF

Informação foi publicada em primeira mão pela coluna Brasilianas, assinada por William França no jornal…

24 minutos ago

Dança em Trânsito chega a Brasília com espetáculos internacionais de dança contemporânea

Festival traz 31 companhias nacionais e internacionais ao Museu Nacional da República e CCBB

1 hora ago

Hamilton herda vitória no GP da Bégica, após desclassificação de George Russell

Federação Internacional de Automobilismo (FIA) afirmou que o carro do britânico estava 1,5kg abaixo do…

2 horas ago

Lu Alckmin visita exposições inéditas na Brasília Design Week

Segunda-dama destaca criatividade e qualidade do design brasileiro em tour pelo Museu Nacional da República

3 horas ago

Larissa Pimenta leva, no judô, a medalha de bronze na categoria até 52kg

Após cair nas quartas de final, judoca superou a repescagem e a italiana Odette Giuffrida…

3 horas ago