GPS Brasília comscore

Artigo: “Falando de menopausa e cuidados com a pele”

A menopausa é um período de transição natural na vida de uma mulher, marcado pela interrupção da menstruação e uma série de mudanças hormonais significativas. Essas alterações hormonais não apenas afetam o corpo internamente, mas também têm um impacto visível na saúde e na aparência da pele.

Mudanças Hormonais e seus Efeitos na Pele

Durante a menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem significativamente. Esses hormônios desempenham papéis essenciais na manutenção da saúde da pele, ajudando a regular a produção de colágeno e elastina, que são fundamentais para a elasticidade e firmeza da pele.

A queda dos níveis hormonais pode levar a uma série de mudanças na pele, incluindo: o ressecamento e perda de elasticidade, nos primeiros cinco anos após a menopausa, o colágeno dos tipos 1 e 3 reduz em até 30%. E, a cada ano na pós-menopausa, a espessura da pele diminui 1,13%, enquanto o conteúdo de colágeno diminui 2,1%.

A pele vai ficando mais seca e áspera, com perda de firmeza e elasticidade. Porém, a velocidade da alteração da pele também é influenciada por outros fatores como poluição, fumo, álcool, má nutrição, infecções, exposição solar, genética, hormônios e metabolismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma das principais alterações hormonais é a diminuição da produção de estrogênio, ocasionando a queda na síntese de elastina, responsável pela elasticidade da pele levando a mais flacidez, rugas e ressecamento. Esse mesmo estudo revela que as mulheres podem ter sintomas distintos, como fadiga, irritação, insônia, formigamento pelo corpo, calor e dores musculares.

Além disso, o que nem todos sabem é que a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas podem ser efeitos da menopausa sobre seu organismo por conta da redução do nível de estrogênio. Por isso, em alguns casos, a reposição hormonal pode ser recomendada por um médico.

 

Como Cuidar Da Pele Durante a Menopausa?

  • Estilo De Vida Saudável

    É importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e sono adequado, pois esses fatores podem influenciar significativamente a saúde e aparência da pele. Alguns cuidados diários podem ser aliados para cuidar da saúde da pele durante a menopausa. A alimentação, por exemplo, deve ser rica em ômega-3, vitaminas, minerais e fibras. Outro cuidado é evitar banhos muito quentes e com sabonetes muito perfumados, que possam irritar a pele.

  • Hidratação Adequada

    Para manter a pele bem hidratada de dentro pra fora, beba água! Durante a menopausa, as mulheres se queixam muito do ressecamento da pele, por isso também é fundamental o uso regular de hidratantes ricos em ingredientes como ácido hialurônico e ceramidas para ajudar a restaurar a umidade e a elasticidade da pele. Opte também por produtos para peles sensíveis e maduras.

  • Proteção Solar

    Faça o uso diário de protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, que podem agravar o surgimento de manchas, melasma e rugas. A exposição ao sol é um dos maiores motivos de envelhecimento precoce, piorando manchas e deixando ainda mais evidente.

  • Área dos Olhos

    A área dos olhos é especialmente delicada e propensa a rugas durante a menopausa. Use cremes específicos para os olhos que contenham ingredientes como peptídeos e antioxidantes para ajudar a minimizar linhas finas e olheiras.

Quais Tratamentos Minimizam o Efeito da Menopausa Na Pele?

Existem alguns tratamentos da Dermatologia Estética que podem não só tratar a pele menopausada de uma mulher, como também fazer com que os impactos, no futuro, sejam mais amenos.

  • Toxina Botulínica
    A toxina botulínica por exemplo, pode ser eficiente tanto para as mulheres que já estão vivendo a menopausa, quanto para prevenção de rugas e linhas finas, com o rosto mais descansado principalmente a aparência do olhar com a técnica que desenvolvi, que é o “Embelezamento do Olhar com Toxina Botulínica”.

  • Bioestimuladores de Colágeno
    Os bioestimuladores de colágeno, como o nome já diz, irão estimular a produção de colágeno que vamos perdendo ao longo do tempo. Ao estimular colágeno conquistamos uma pele mais firme, com efeito lifting, diminuindo a flacidez e ainda minimizando os sinais do tempo em nossa pele.

  • Fios de PDO
    Os fios de PDO também são uma ótima alternativa para aquelas mulheres que sentem que algumas rugas estão mais aparentes, como as do bigode chinês e as linhas finas nas pálpebras para estímulo de colágeno. Um dos efeitos dos fios de PDO de tração é o efeito lifting que as mulheres amam tanto porque na menopausa sentem mais quedas na face.

  • Ultraformer
    O Ultraformer, uma tecnologia inovadora, também é muito eficiente de acordo com as queixas mais comuns: pálpebras caídas, sensação de “derretimento” da face e flacidez. É uma tecnologia que firma a pele, melhora o colágeno, ajuda na flacidez da papada, reposiciona as pálpebras e abre o olhar deixando-o mais descansado e um rosto mais firme e mais brilho na pele.

  • Emface
    O Emface, que é uma tecnologia que trata, simultaneamente, pele e músculos da face, irá reposicionar os músculos da face. Assim como precisamos ir à academia para fortalecer os músculos do nosso corpo, acontece também com a face e o Emface é responsável por isso. O Hifes é o que promove as contrações musculares, reposicionando-os. Já a radiofrequência irá tratar a derme estimulando colágeno. É uma tecnologia com alta eficácia em efeito lifting, tônus muscular e ainda trata assimetrias do rosto.

Além de seguir uma rotina de cuidados, é fundamental que as mulheres em menopausa consultem regularmente um dermatologista de confiança. Uma avaliação profissional pode ajudar a identificar quaisquer problemas específicos de pele e determinar os tratamentos mais adequados para atender às necessidades individuais de cada paciente.

A menopausa traz consigo uma série de mudanças hormonais que podem afetar a saúde e a aparência da pele. No entanto, com uma abordagem cuidadosa, profissional e orientações adequadas de um dermatologista, é possível manter a pele saudável, radiante e resiliente durante esta nova fase da vida. Procure também um endocrinologista de confiança para avaliar os seus hormônios.

É importante reconhecer que nem todas as mulheres experimentarão essas mudanças da mesma forma ou na mesma extensão. Fatores como genética, estilo de vida, exposição ao sol e cuidados com a pele ao longo da vida também desempenham um papel importante na saúde e no envelhecimento da pele durante a menopausa.

 

 

Veja também

O interesse por alimentação natural para pets tem crescido significativamente, …

Ele acredita que fortalecer as empresas americanas, reduzir a dependência …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI