GPS Brasília comscore

Artigo: “Falando de menopausa e cuidados com a pele”

Publicado: Atualizado:

A menopausa é um período de transição natural na vida de uma mulher, marcado pela interrupção da menstruação e uma série de mudanças hormonais significativas. Essas alterações hormonais não apenas afetam o corpo internamente, mas também têm um impacto visível na saúde e na aparência da pele.

Mudanças Hormonais e seus Efeitos na Pele

Durante a menopausa, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem significativamente. Esses hormônios desempenham papéis essenciais na manutenção da saúde da pele, ajudando a regular a produção de colágeno e elastina, que são fundamentais para a elasticidade e firmeza da pele.

A queda dos níveis hormonais pode levar a uma série de mudanças na pele, incluindo: o ressecamento e perda de elasticidade, nos primeiros cinco anos após a menopausa, o colágeno dos tipos 1 e 3 reduz em até 30%. E, a cada ano na pós-menopausa, a espessura da pele diminui 1,13%, enquanto o conteúdo de colágeno diminui 2,1%.

A pele vai ficando mais seca e áspera, com perda de firmeza e elasticidade. Porém, a velocidade da alteração da pele também é influenciada por outros fatores como poluição, fumo, álcool, má nutrição, infecções, exposição solar, genética, hormônios e metabolismo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), uma das principais alterações hormonais é a diminuição da produção de estrogênio, ocasionando a queda na síntese de elastina, responsável pela elasticidade da pele levando a mais flacidez, rugas e ressecamento. Esse mesmo estudo revela que as mulheres podem ter sintomas distintos, como fadiga, irritação, insônia, formigamento pelo corpo, calor e dores musculares.

Além disso, o que nem todos sabem é que a queda de cabelo e o enfraquecimento das unhas podem ser efeitos da menopausa sobre seu organismo por conta da redução do nível de estrogênio. Por isso, em alguns casos, a reposição hormonal pode ser recomendada por um médico.

 

Como Cuidar Da Pele Durante a Menopausa?

  • Estilo De Vida Saudável

    É importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e sono adequado, pois esses fatores podem influenciar significativamente a saúde e aparência da pele. Alguns cuidados diários podem ser aliados para cuidar da saúde da pele durante a menopausa. A alimentação, por exemplo, deve ser rica em ômega-3, vitaminas, minerais e fibras. Outro cuidado é evitar banhos muito quentes e com sabonetes muito perfumados, que possam irritar a pele.

  • Hidratação Adequada

    Para manter a pele bem hidratada de dentro pra fora, beba água! Durante a menopausa, as mulheres se queixam muito do ressecamento da pele, por isso também é fundamental o uso regular de hidratantes ricos em ingredientes como ácido hialurônico e ceramidas para ajudar a restaurar a umidade e a elasticidade da pele. Opte também por produtos para peles sensíveis e maduras.

  • Proteção Solar

    Faça o uso diário de protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, que podem agravar o surgimento de manchas, melasma e rugas. A exposição ao sol é um dos maiores motivos de envelhecimento precoce, piorando manchas e deixando ainda mais evidente.

  • Área dos Olhos

    A área dos olhos é especialmente delicada e propensa a rugas durante a menopausa. Use cremes específicos para os olhos que contenham ingredientes como peptídeos e antioxidantes para ajudar a minimizar linhas finas e olheiras.

Quais Tratamentos Minimizam o Efeito da Menopausa Na Pele?

Existem alguns tratamentos da Dermatologia Estética que podem não só tratar a pele menopausada de uma mulher, como também fazer com que os impactos, no futuro, sejam mais amenos.

  • Toxina Botulínica
    A toxina botulínica por exemplo, pode ser eficiente tanto para as mulheres que já estão vivendo a menopausa, quanto para prevenção de rugas e linhas finas, com o rosto mais descansado principalmente a aparência do olhar com a técnica que desenvolvi, que é o “Embelezamento do Olhar com Toxina Botulínica”.

  • Bioestimuladores de Colágeno
    Os bioestimuladores de colágeno, como o nome já diz, irão estimular a produção de colágeno que vamos perdendo ao longo do tempo. Ao estimular colágeno conquistamos uma pele mais firme, com efeito lifting, diminuindo a flacidez e ainda minimizando os sinais do tempo em nossa pele.

  • Fios de PDO
    Os fios de PDO também são uma ótima alternativa para aquelas mulheres que sentem que algumas rugas estão mais aparentes, como as do bigode chinês e as linhas finas nas pálpebras para estímulo de colágeno. Um dos efeitos dos fios de PDO de tração é o efeito lifting que as mulheres amam tanto porque na menopausa sentem mais quedas na face.

  • Ultraformer
    O Ultraformer, uma tecnologia inovadora, também é muito eficiente de acordo com as queixas mais comuns: pálpebras caídas, sensação de “derretimento” da face e flacidez. É uma tecnologia que firma a pele, melhora o colágeno, ajuda na flacidez da papada, reposiciona as pálpebras e abre o olhar deixando-o mais descansado e um rosto mais firme e mais brilho na pele.

  • Emface
    O Emface, que é uma tecnologia que trata, simultaneamente, pele e músculos da face, irá reposicionar os músculos da face. Assim como precisamos ir à academia para fortalecer os músculos do nosso corpo, acontece também com a face e o Emface é responsável por isso. O Hifes é o que promove as contrações musculares, reposicionando-os. Já a radiofrequência irá tratar a derme estimulando colágeno. É uma tecnologia com alta eficácia em efeito lifting, tônus muscular e ainda trata assimetrias do rosto.

Além de seguir uma rotina de cuidados, é fundamental que as mulheres em menopausa consultem regularmente um dermatologista de confiança. Uma avaliação profissional pode ajudar a identificar quaisquer problemas específicos de pele e determinar os tratamentos mais adequados para atender às necessidades individuais de cada paciente.

A menopausa traz consigo uma série de mudanças hormonais que podem afetar a saúde e a aparência da pele. No entanto, com uma abordagem cuidadosa, profissional e orientações adequadas de um dermatologista, é possível manter a pele saudável, radiante e resiliente durante esta nova fase da vida. Procure também um endocrinologista de confiança para avaliar os seus hormônios.

É importante reconhecer que nem todas as mulheres experimentarão essas mudanças da mesma forma ou na mesma extensão. Fatores como genética, estilo de vida, exposição ao sol e cuidados com a pele ao longo da vida também desempenham um papel importante na saúde e no envelhecimento da pele durante a menopausa.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.