Categories: Saúde

Artigo: ‘Covid na atualidade’

**O que é Covid-19?**

Covid-19 é uma doença **infecciosa** causada pelo vírus _Sars-CoV-2_ (coronavírus), cujo é altamente _transmissível_ e causa **sintomas** como febre, tosse seca e cansaço. Essa doença levou a uma **pandemia**, a qual ainda não existe previsão para acabar, sendo assim é importante tomar todas as medidas de **prevenção** dessa doença.

**Como o vírus é transmitido?**

Este vírus é transmitido através de **contado direto, indireto** (por meio de superfícies contaminadas) ou **próximo** (a menos de 1 metro de distância), por meio de **gotículas respiratórias, saliva e secreções respiratórias**. Para a transmissão do vírus, essas gotículas entram em contato com **mucosas** do corpo, como a **boca, o nariz e os olhos**. Sendo assim, para evitar o contato com o vírus deve-se realizar o **distanciamento** de pelo menos 1 metro entre uma pessoa e outra, **cobrir** a boca e o nariz com máscara, lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e o nariz com papel toalha ou o cotovelo dobrado quando **tossir** ou **espirrar**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/kelly_sikkema_WI_Yt_ZU_3_Pxs_I_unsplash_0fb7cd959d.jpg)

**Quanto tempo leva para desenvolver os sintomas?**

O período de **incubação** do vírus é de 1 a 14 dias, e atualmente se sabe que durante as primeiras 48h desde o contato com o vírus, é possível **transmitir** o vírus para outras pessoas, mesmo sem apresentar **sintomas**, que têm início geralmente depois de 5 a 6 dias de contato com o vírus, tem uma variabilidade de acontecer antes ou depois disso, entre 1 a 14 dias.

**O que fazer se eu suspeitar da doença?**

Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a Covid-19, tais como **febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar,** procure imediatamente um atendimento nos serviços de saúde e siga as orientações médicas. O **atendimento** imediato pode salvar vidas. Além disso, ao sinal de qualquer sintoma, evite qualquer **contato físico** com outras pessoas, incluindo familiares, principalmente, **idosos** e doentes **crônicos**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mufid_majnun_o_I20eh_IG_Nd4_unsplash_51bce3b32e.jpg)

**O que é a Covid-19 hoje?**

Atualmente a Covid-19 continua sendo uma doença **infecciosa** e altamente **contagiosa**, porém existe uma nova **variante** (Ômicron) fazendo com que o número de casos subisse rapidamente, no entanto, em relação à **mortalidade**, foi visto um número **menor** em comparação com os anos anteriores, a comunidade científica atribuiu esse fato à **vacinação** da população, iniciada em janeiro de 2021. É importante salientar que sem a **vacinação**, é possível o desenvolvimento de novas variantes e o país entrar em uma nova onda de casos.

**Quais são os sintomas hoje em dia?**

Os **sintomas** se permanecem os mesmos, porém com menor **gravidade**, eles são: febre, coriza, tosse seca, dor no corpo ou mal-estar, espirros, cansaço, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia e falta de ar. Se apresentar um ou mais sintomas como estes, procure atendimento médico.

**Qual a importância da vacinação contra a Covid-19 e como deve ser feita?**

A vacina contra a Covid-19 fornece para o sistema **imunológico** ferramentas para que ele possa identificar e **combater** o vírus, funcionando como um **reforço** para as defesas naturais do corpo humano. Quando a maioria da população completa o ciclo de vacinação, há mais proteção coletiva – isso porque o período de manifestação dos sintomas e de transmissão é menor para quem tem o ciclo completo, além de o combate ao vírus ganhar mais **eficácia**. Assim, aos poucos, a **transmissão** do vírus vai se reduzindo e, consequentemente, atrasando o seu processo de **mutação**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/hakan_nural_g_Qd4_S_Rf_Ks40_unsplash_87bd4fac56.jpg)

Deve-se tomar pelo menos 2 doses da vacina mais as **doses** de reforço disponíveis pela sua **faixa etária**, pois além das 2 doses habituais protegerem nosso organismo contra o vírus, as doses de reforço diminuem a possibilidade de surgirem novas **variantes**. Por isso, é muito importante ter o seu calendário vacinal atualizado, para acabar de vez com a Covid-19, a qual foi responsável por milhões de **mortes** no mundo todo, portanto se todos fizerem sua parte no combate dessa doença e se vacinarem, é possível que a pandemia acabe.

_* Médico Said Nimir Mohamed Nimir Yousuf_

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

3 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

3 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

4 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

4 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

5 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

5 horas ago