GPS Brasília comscore

Artigo: ‘Covid na atualidade’

**O que é Covid-19?**

Covid-19 é uma doença **infecciosa** causada pelo vírus _Sars-CoV-2_ (coronavírus), cujo é altamente _transmissível_ e causa **sintomas** como febre, tosse seca e cansaço. Essa doença levou a uma **pandemia**, a qual ainda não existe previsão para acabar, sendo assim é importante tomar todas as medidas de **prevenção** dessa doença.

**Como o vírus é transmitido?**

Este vírus é transmitido através de **contado direto, indireto** (por meio de superfícies contaminadas) ou **próximo** (a menos de 1 metro de distância), por meio de **gotículas respiratórias, saliva e secreções respiratórias**. Para a transmissão do vírus, essas gotículas entram em contato com **mucosas** do corpo, como a **boca, o nariz e os olhos**. Sendo assim, para evitar o contato com o vírus deve-se realizar o **distanciamento** de pelo menos 1 metro entre uma pessoa e outra, **cobrir** a boca e o nariz com máscara, lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e o nariz com papel toalha ou o cotovelo dobrado quando **tossir** ou **espirrar**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/kelly_sikkema_WI_Yt_ZU_3_Pxs_I_unsplash_0fb7cd959d.jpg)

**Quanto tempo leva para desenvolver os sintomas?**

O período de **incubação** do vírus é de 1 a 14 dias, e atualmente se sabe que durante as primeiras 48h desde o contato com o vírus, é possível **transmitir** o vírus para outras pessoas, mesmo sem apresentar **sintomas**, que têm início geralmente depois de 5 a 6 dias de contato com o vírus, tem uma variabilidade de acontecer antes ou depois disso, entre 1 a 14 dias.

**O que fazer se eu suspeitar da doença?**

Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a Covid-19, tais como **febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar,** procure imediatamente um atendimento nos serviços de saúde e siga as orientações médicas. O **atendimento** imediato pode salvar vidas. Além disso, ao sinal de qualquer sintoma, evite qualquer **contato físico** com outras pessoas, incluindo familiares, principalmente, **idosos** e doentes **crônicos**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mufid_majnun_o_I20eh_IG_Nd4_unsplash_51bce3b32e.jpg)

**O que é a Covid-19 hoje?**

Atualmente a Covid-19 continua sendo uma doença **infecciosa** e altamente **contagiosa**, porém existe uma nova **variante** (Ômicron) fazendo com que o número de casos subisse rapidamente, no entanto, em relação à **mortalidade**, foi visto um número **menor** em comparação com os anos anteriores, a comunidade científica atribuiu esse fato à **vacinação** da população, iniciada em janeiro de 2021. É importante salientar que sem a **vacinação**, é possível o desenvolvimento de novas variantes e o país entrar em uma nova onda de casos.

**Quais são os sintomas hoje em dia?**

Os **sintomas** se permanecem os mesmos, porém com menor **gravidade**, eles são: febre, coriza, tosse seca, dor no corpo ou mal-estar, espirros, cansaço, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia e falta de ar. Se apresentar um ou mais sintomas como estes, procure atendimento médico.

**Qual a importância da vacinação contra a Covid-19 e como deve ser feita?**

A vacina contra a Covid-19 fornece para o sistema **imunológico** ferramentas para que ele possa identificar e **combater** o vírus, funcionando como um **reforço** para as defesas naturais do corpo humano. Quando a maioria da população completa o ciclo de vacinação, há mais proteção coletiva – isso porque o período de manifestação dos sintomas e de transmissão é menor para quem tem o ciclo completo, além de o combate ao vírus ganhar mais **eficácia**. Assim, aos poucos, a **transmissão** do vírus vai se reduzindo e, consequentemente, atrasando o seu processo de **mutação**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/hakan_nural_g_Qd4_S_Rf_Ks40_unsplash_87bd4fac56.jpg)

Deve-se tomar pelo menos 2 doses da vacina mais as **doses** de reforço disponíveis pela sua **faixa etária**, pois além das 2 doses habituais protegerem nosso organismo contra o vírus, as doses de reforço diminuem a possibilidade de surgirem novas **variantes**. Por isso, é muito importante ter o seu calendário vacinal atualizado, para acabar de vez com a Covid-19, a qual foi responsável por milhões de **mortes** no mundo todo, portanto se todos fizerem sua parte no combate dessa doença e se vacinarem, é possível que a pandemia acabe.

_* Médico Said Nimir Mohamed Nimir Yousuf_

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.