Para começar, não existe uma idade específica que seja considerada ideal para procurar um dermatologista, pois as necessidades de cuidados com a pele podem variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida.
No entanto, é recomendável iniciar as consultas com um dermatologista em diferentes estágios da vida para prevenir problemas de pele, diagnosticar precocemente condições dermatológicas e receber orientações personalizadas para manter a saúde da pele em todas as fases – já que a pele é o maior órgão do corpo humano!
Infância e Adolescência
Existem doenças de pele que são muito comuns na infância, assim como a acne é muito comum na adolescência.
Na infância, é importante uma visita ao dermatologista principalmente se os pais possuírem histórico de doenças de pele, unhas ou cabelo. Ainda que a criança não tenha predisposição a nenhuma afecção, é importante saber quais cuidados tomar e como prevenir problemas.
Já na adolescência, é importante começar a cuidar da pele desde cedo. Um dermatologista pode fornecer orientações sobre cuidados básicos com a pele, como limpeza e hidratação, e tratar condições comuns, como acne juvenil, eczema ou verrugas.
Início da Idade Adulta (20 – 30 anos)
Nesta fase da vida, muitas pessoas podem começar a enfrentar problemas de pele relacionados à acne, oleosidade, manchas solares e sinais precoces de envelhecimento. Consultar um dermatologista pode ajudar a desenvolver uma rotina de cuidados com a pele adequada às necessidades individuais e receber orientações sobre proteção solar e prevenção de danos causados pelo sol.
Hoje em dia, é também no fim desta fase que as pessoas começam a se preocupar com suaves sinais do envelhecimento que possam surgir futuramente, como rugas e linhas finas, e o que fazer para preveni-los.
Quanto mais cedo iniciamos os cuidados preventivos melhor qualidade de pele teremos por toda vida adulta!
Idade Adulta (30 – 40 anos)
Durante a idade adulta, é comum preocupar-se com o envelhecimento da pele, incluindo rugas, linhas finas, manchas escuras e perda da firmeza. Um dermatologista pode oferecer tratamentos com bioestimuladores de colágeno, tecnologias para firmar a pele, peelings químicos, toxina botulínica e preenchimentos dérmicos, para ajudar a minimizar os sinais de envelhecimento e manter a pele com uma aparência saudável e jovem.
Para apoiar e otimizar os resultados a Dermatologia Regenerativa conta com um grande aliado – os exossomos, que são substâncias presentes nas células-tronco, ricos em DNA, RNA, Lipídios e Proteínas. Elas funcionam como reguladores e comunicadores célula a célula e, quando usados de forma terapêutica, agem estimulando a produção de colágeno e elastina.
Idade Madura (50 anos ou mais)
À medida que envelhecemos, a pele passa por mudanças naturais, como perda de elasticidade, afinamento da pele e diminuição da produção de colágeno. Um dermatologista pode ajudar a gerenciar essas mudanças oferecendo tratamentos para melhorar a textura da pele, reduzir a flacidez e minimizar o aparecimento de rugas e manchas senis.
Buscar sempre a sua melhor versão, com elegância e naturalidade, em todas as fases da vida! Este precisa ser sempre o principal objetivo para uma vida feliz e plena.