GPS Brasília comscore
[the_ad_group id="246"]

Artigo: ‘Benefício dos animais para o desenvolvimento infantil’

Um dos **questionamentos** mais frequentes dos pais de primeira viagem é saber o que fazer com os seus **animais domésticos**, assim que recebem a notícia de que um **bebê** está a caminho. **Cães, gatos e pássaros** são nossos **melhores amigos** e é natural temer que um recém-nascido possa ter dificuldades de se adaptar em seus primeiros meses de vida com os animais domésticos. Como médico, vejo que esta é uma **dúvida genuína** e antiga visto que é muito comum ouvirmos que “bicho e criança em casa não combinam”.

O fato é que não há o que **temer**. Diversos estudos demonstram uma série de **benefícios** dos _pets_ na vida de todos que habitam a residência, incluindo os recém-nascidos. Um deles, realizado pela **Universidade do Canadá**, analisou 700 bebês e constatou que as crianças que mantiveram contato com animais domésticos desde a gestação têm menos chances de desenvolver crises **alérgicas**.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/sabina_fratila_S_Zq_Zu4_N_Qsak_unsplash_96541b0f83.jpg)

Isso corrobora com outra pesquisa publicada pela revista americana _Pediatrics_, sugerindo que o contato com os animais eleva os níveis de **imunoglobulina** A, evitando a proliferação de **vírus** e **bactérias**, protegendo as crianças de doenças, principalmente as alérgicas.

Além disso, segundo o **Centro de Controle e Prevenção de Doenças** (CDC) dos Estados Unidos, o convívio com os animais de estimação diminui o risco de desenvolvimento de quadros de **ansiedade, depressão, doenças cardiovasculares** e ajudam na **socialização** com outras crianças.

Outro estudo realizado pelo pesquisador Bill Hesselmar, da Universidade de Gothenburg (Suécia), envolveu dois grandes grupos de crianças (1.029 crianças de sete e oito anos de idade e 249 recém-nascidos de nove meses) e concluiu que existe uma relação inversamente proporcional com aparecimento de quadros alérgicos com o número de animais domésticos que convivem com a criança. Quanto mais animais em casa, menor é o risco de desenvolvimento de alergias no primeiro ano de vida das crianças.

![(Foto: Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/picsea_E_Sc_C_Hx_ZR_8_Y_unsplash_a9d4693acd.jpg)

Principal **benefício** para os pequenos, um animal em casa é sem dúvidas o sinônimo de **aconchego, companhia diária e adaptação fisiológica**. As carícias e até mesmo a troca de olhares entre os tutores e seus animais aumentam os níveis de **ocitocina** em ambos, fortalecendo cada mais a relação entre eles.

Portanto, como **pediatra**, tranquilizo os pais ao afirmar que não é necessário excluir os bichinhos da vida dos pequenos, afinal todo **carinho, amor e atenção** é valioso na fase da infância.

![(Foto: Barbarah Queiroz)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Doutor_Henrique_Gomes_Credito_Barbarah_Queiroz_1_d0d9f8f3ac.jpg)
* Henrique Gomes: Pediatra da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal desde 2008; pediatra do Grupo Santa (Hospital Santa Lúcia Sul e Taguatinga) e pediatra da clínica PedCare e Gastrus Clinic.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

[the_ad_group id="10205"]
[the_ad id="203246"]
[the_ad id="188505"]
[the_ad id="199382"]
[the_ad_group id="247"]

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

[the_ad id="203248"]

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.