As **avaliações** no _Google Meu Negócio_ e no _Reclame Aqui_ sempre assustam jovens **empreendedores**, pois esses **serviços** têm a fama de ser apenas formas de reclamar de algum serviço ou produto de alguma empresa. Isso não é verdade.
Para entender como essas **plataformas** são importantes você precisa entender algo muito importante sobre o seu cliente: ele procurará, antes de tudo, **segurança**. Em outras palavras, ele busca um produto, empresa ou vendedor em que **confie**.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/solen_feyissa_UWV_Ja_Dv_XW_c_unsplash_8d477ebd25.jpg)
**Vamos relembrar o que é cada uma dessas plataformas?**
_O que é o Google Meu Negócio?_ Essa ferramenta é extremamente útil para empresas que estão presentes no mundo **digital**. As avaliações são mostradas todas as vezes que alguém pesquisar sua empresa pelo Google.
Essas avaliações são realizadas pelos seus **clientes**. Tudo o que você oferecer vai refletir na avaliação que ele porventura fizer no Google.
_E o Reclame Aqui? _Para o consumidor, o Reclame Aqui é um site de referência para avaliar a **eficiência** do atendimento de uma empresa.
Quando um cliente recebe um produto **errado** ou encontra algum problema com o atendimento da empresa, esse é o lugar, como o nome já diz, pra reclamar. Se a empresa do produto estiver no cadastro do site ela vai receber a sua reclamação.
**E como isso vai ajudar o seu negócio? Vamos voltar um pouquinho no tempo**.
Quando as pessoas **negociavam** antigamente não existia _marketing_, propaganda ou tráfego pago como vemos hoje, mas existia apenas a reputação e o boca-a-boca. Isso ainda é muito forte. Quando um vendedor era mal falado ele dificilmente recebia um cliente. Digamos que você recebeu uma encomenda e precisa fazer a entrega. Porém se enganou e levou o produto errado ou demorou pra entregar, errou o endereço ou até mesmo nem chegou a enviar o produto.
Erros acontecem, somos humanos. No entanto, sua atitude e sua rapidez para corrigir esse erro determinarão como seu cliente verá você daqui para frente. **Reputação** é a chave. Tornar seus clientes embaixadores da sua marca deve ser seu maior **objetivo**. Por isso, crie uma conta no Google Meu Negócio e outra no Reclame Aqui.
![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/john_schnobrich_y_Fbyvp_EGHFQ_unsplash_3f5308d934.jpg)
Receber elogios nas **avaliações** no Google Meu Negócio vai ser mais provável que no Reclame Aqui. No caso de avaliações **positivas**, agradeça por aquela avaliação. No caso de avaliações negativas, agradeça também. Você tem uma oportunidade para melhorar seu serviço.
Avalie as **reclamações** e **avaliações** dos seus concorrentes e tome cuidado para não cair nos mesmos erros. Lembre-se que o processo de **fidelização** do cliente não é apenas compra e venda. É importante que você mantenha um relacionamento **fidedigno** com o seu cliente. Imagine-se no lugar dele: comprar ou contratar algo e não ser bem atendido na venda e no pós-venda.
_Frustrante, não é?_ O ranking do Reclame Aqui nos dá uma boa ideia de que é possível reverter avaliações ruins. Nem todos se dão a esse trabalho, infelizmente. Apenas se cadastrar nesses sites não torna automaticamente sua empresa com uma boa reputação.
O que fará isso será o bom serviço que você prestará. Isso se refletirá nas suas avaliações no Google Meu Negócio e no Reclame Aqui. Para uma orientação focada em tornar sua empresa alinhada com o que tem de melhor no mercado, busque a orientação de um advogado especializado em **Direito Empresarial**.
_*Maria Helena Corceli: advogada especialista em direito tributário empresarial. Atua no escritório de advocacia Brasil e Silveira Advogados._