Categories: Cotidiano

Artigo: ‘Aprender a delegar para driblar a sobrecarga de trabalho’

Quando você assume grandes **desafios**, as **responsabilidades** são proporcionais – me arrisco a afirmar que chegam a quadruplicar. De forma predominante, existe o sentimento de satisfação e gratidão, mas, que não anulam os que podem vir a surgir com o decorrer do tempo. Me refiro, com especificidade, ao período turbulento da **pandemia**, do qual muitas empresas seguem se recuperando. Um momento de extrema **tensão**.

Pessoalmente, foi um **desafio** gigantesco: gerir empresas que somam mais de 2 mil profissionais espalhados por todo o Brasil, mais de 50 unidades, entender as dores de cada região para aplicar as estratégias mais viáveis e tomar as decisões conscientes para o negócio. É possível enxergar o tamanho da responsabilidade? E, como situações como essa exigem de um líder **inteligência**, principalmente a **emocional**?

É claro que viver isso é diferente. Mas, acredito que muitos empresários, executivos em cargos _C-Level_ e empreendedores entendem a importância do tema. E, por isso, o propósito aqui é transmitir a mensagem de que hoje, não só no Brasil, como em todo o mundo, profissionais nessa mesma posição enfrentam grandes desafios e é preciso manter a **resiliência** para não colocar em jogo a saúde pessoal e o desenvolvimento pleno dos negócios.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jason_goodman_6awf_TPL_Ga_CE_unsplash_2d96415119.jpg)

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Equilar/Associated Press, revelou que apesar do **salário médio** dos _CEOs_ das empresas do Índice S&P 500, das maiores companhias dos EUA, ter atingido USD 14,5 milhões, aproximadamente R$ 75,09 milhões, no ano passado, a exaustão do trabalho tem influenciado a rapidez com que esses líderes passam o bastão. Ou seja, os cargos de C-Level se mostram cada vez menos desejados, frente à perspectiva de **estresse** que transmitem.

Mas, mesmo que muitos recrutadores afirmem isso, sempre existiram e continuarão existindo pessoas ambiciosas, me refiro a **ambição saudável** e natural de liderar. Além daqueles que, sem opção, precisam liderar o próprio negócio. E é aqui o momento de **alerta** e atenção para os gatilhos que cercam cargos de C-Level. Seria um devaneio dizer que profissionais nessas posições não enfrentarão estresses, é até normal. No entanto, o que devemos ter em mente é que precisamos entender os nossos limites e, até onde, questões de trabalho nos impactam.

Cargos C-Level precisam ter inteligência emocional e consciência de que não é possível resolver todos os problemas ao mesmo tempo. Reconhecer que essas situações acontecem e aprender a **delegar**, são importantes passos para lidar com a sobrecarga de trabalho e preservar não só a sua saúde mental, mas daqueles que o cercam. Hoje, um líder sem essa perspectiva, impacta negativamente no **desempenho** da equipe e do negócio como um todo.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/campaign_creators_e6n7uo_En_Yb_A_unsplash_f010197dcd.jpg)

Há alguns dias, li uma frase que enfatiza que o compromisso com os papéis que a gente assume na vida é, de fato, algo sério, mas, que não precisa ser pesado. Ou seja, não é preciso viver em crise para desempenhar os importantes papéis que você assume em sua vida. Existem formas de exercê-los com excelência e manter o **equilíbrio** entre a vida e o trabalho.

>“Tenha coragem para tomar decisões e aprenda a delegar!”

Quando você lidera, não pode ter medo de dizer “sim ou não”, essas são palavras que devemos utilizar em todos os aspectos da vida. Ficar preso ao “talvez”, “tenho que” e semelhantes, fazem com que o profissional fique perdido dentro de seus afazeres que, de fato, são importantes e **prioritários**. E, uma forma de driblar isso é, também, aprendendo a **delegar** tarefas.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/krakenimages_376_KN_I_Spl_E_unsplash_b5e5eef216.jpg)

Se alguém te cobra de uma determinada demanda, obviamente, para essa pessoa, se trata de algo importante. Então, pare e reflita: essa pessoa tem **capacidade** de desenvolver o que está te cobrando? Se sim, por que não delegar? Agilizar processos e tempo, deixa o dia mais leve e produtivo. Atitudes como essas libertam das **pressões** diárias. Mas, posso afirmar: nem todas essas técnicas garantem que você dará conta de tudo.

E, ao se deparar com essas situações, não coloque em xeque o seu profissionalismo. O planejado pode ser ajustado. **Reorganize-se** e **ajuste** a rota. Se for preciso, divida o bastão e delegue. O importante é manter a sua rotina e ritmo **saudáveis**, onde você possa desenvolver suas atividades com excelência e estratégia.

>“Para assumir papéis importantes na sua vida, não é preciso viver em crise!”

![Fernando Cavalcanti](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_11_11_at_09_56_27_e1fb09bf4e.jpeg)

_*Fernando Cavalcanti: Economista e sócio do NWGroup, assumiu recentemente a vice-presidência do NWGroup e tem buscado intensificar o processo de profissionalização e competitividade, além da busca constante pela inovação para promover impacto positivo na gestão empresarial e financeira, gerando economia de tempo e custos aos clientes atendidos_.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Termina nesta quarta-feira a votação para eleger os melhores parlamentares do Brasil

Prêmio Congresso em Foco encerra votação popular e premiação acontecerá em 29 de agosto

28 minutos ago

Artista plástico Sanagê será o criador do troféu do Prêmio ABCA

O Prêmio ABCA 2023 é uma homenagem aos principais nomes das artes visuais brasileira

45 minutos ago

Irã promete retaliação contra Israel após assassinato de líder do Hamas

Morte de Ismail Haniyeh tleva tensão na região; Teerã promete "profundo arrependimento"

1 hora ago

Equipe de obra revela “Marco Zero” de Brasília

O ponto foi descoberto durante obras de restauração do asfalto do Buraco do Tatu

1 hora ago

Cinzas de Jô Soares são transformadas em diamante

Flávia Pedras Soares, ex-mulher de Jô, compartilhou que em seu leito de morte, ele expressou…

2 horas ago

Sesc-DF revela receitas vencedoras do projeto A(Voz)Idade 2024

Cerca de dois mil idosos se reúnem nesta quarta-feira (31), no Sesc de Taguatinga Sul,…

2 horas ago