GPS Brasília comscore

Artigo: ‘Aprender a delegar para driblar a sobrecarga de trabalho’

Hoje, profissionais enfrentam grandes desafios e é preciso manter a resiliência para não colocar em jogo a saúde pessoal e o desenvolvimento pleno dos negócios

Compartilhe:

Quando você assume grandes **desafios**, as **responsabilidades** são proporcionais – me arrisco a afirmar que chegam a quadruplicar. De forma predominante, existe o sentimento de satisfação e gratidão, mas, que não anulam os que podem vir a surgir com o decorrer do tempo. Me refiro, com especificidade, ao período turbulento da **pandemia**, do qual muitas empresas seguem se recuperando. Um momento de extrema **tensão**.

Pessoalmente, foi um **desafio** gigantesco: gerir empresas que somam mais de 2 mil profissionais espalhados por todo o Brasil, mais de 50 unidades, entender as dores de cada região para aplicar as estratégias mais viáveis e tomar as decisões conscientes para o negócio. É possível enxergar o tamanho da responsabilidade? E, como situações como essa exigem de um líder **inteligência**, principalmente a **emocional**?

É claro que viver isso é diferente. Mas, acredito que muitos empresários, executivos em cargos _C-Level_ e empreendedores entendem a importância do tema. E, por isso, o propósito aqui é transmitir a mensagem de que hoje, não só no Brasil, como em todo o mundo, profissionais nessa mesma posição enfrentam grandes desafios e é preciso manter a **resiliência** para não colocar em jogo a saúde pessoal e o desenvolvimento pleno dos negócios.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jason_goodman_6awf_TPL_Ga_CE_unsplash_2d96415119.jpg)

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Equilar/Associated Press, revelou que apesar do **salário médio** dos _CEOs_ das empresas do Índice S&P 500, das maiores companhias dos EUA, ter atingido USD 14,5 milhões, aproximadamente R$ 75,09 milhões, no ano passado, a exaustão do trabalho tem influenciado a rapidez com que esses líderes passam o bastão. Ou seja, os cargos de C-Level se mostram cada vez menos desejados, frente à perspectiva de **estresse** que transmitem.

Mas, mesmo que muitos recrutadores afirmem isso, sempre existiram e continuarão existindo pessoas ambiciosas, me refiro a **ambição saudável** e natural de liderar. Além daqueles que, sem opção, precisam liderar o próprio negócio. E é aqui o momento de **alerta** e atenção para os gatilhos que cercam cargos de C-Level. Seria um devaneio dizer que profissionais nessas posições não enfrentarão estresses, é até normal. No entanto, o que devemos ter em mente é que precisamos entender os nossos limites e, até onde, questões de trabalho nos impactam.

Cargos C-Level precisam ter inteligência emocional e consciência de que não é possível resolver todos os problemas ao mesmo tempo. Reconhecer que essas situações acontecem e aprender a **delegar**, são importantes passos para lidar com a sobrecarga de trabalho e preservar não só a sua saúde mental, mas daqueles que o cercam. Hoje, um líder sem essa perspectiva, impacta negativamente no **desempenho** da equipe e do negócio como um todo.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/campaign_creators_e6n7uo_En_Yb_A_unsplash_f010197dcd.jpg)

Há alguns dias, li uma frase que enfatiza que o compromisso com os papéis que a gente assume na vida é, de fato, algo sério, mas, que não precisa ser pesado. Ou seja, não é preciso viver em crise para desempenhar os importantes papéis que você assume em sua vida. Existem formas de exercê-los com excelência e manter o **equilíbrio** entre a vida e o trabalho.

>“Tenha coragem para tomar decisões e aprenda a delegar!”

Quando você lidera, não pode ter medo de dizer “sim ou não”, essas são palavras que devemos utilizar em todos os aspectos da vida. Ficar preso ao “talvez”, “tenho que” e semelhantes, fazem com que o profissional fique perdido dentro de seus afazeres que, de fato, são importantes e **prioritários**. E, uma forma de driblar isso é, também, aprendendo a **delegar** tarefas.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/krakenimages_376_KN_I_Spl_E_unsplash_b5e5eef216.jpg)

Se alguém te cobra de uma determinada demanda, obviamente, para essa pessoa, se trata de algo importante. Então, pare e reflita: essa pessoa tem **capacidade** de desenvolver o que está te cobrando? Se sim, por que não delegar? Agilizar processos e tempo, deixa o dia mais leve e produtivo. Atitudes como essas libertam das **pressões** diárias. Mas, posso afirmar: nem todas essas técnicas garantem que você dará conta de tudo.

E, ao se deparar com essas situações, não coloque em xeque o seu profissionalismo. O planejado pode ser ajustado. **Reorganize-se** e **ajuste** a rota. Se for preciso, divida o bastão e delegue. O importante é manter a sua rotina e ritmo **saudáveis**, onde você possa desenvolver suas atividades com excelência e estratégia.

>“Para assumir papéis importantes na sua vida, não é preciso viver em crise!”

![Fernando Cavalcanti](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2022_11_11_at_09_56_27_e1fb09bf4e.jpeg)

_*Fernando Cavalcanti: Economista e sócio do NWGroup, assumiu recentemente a vice-presidência do NWGroup e tem buscado intensificar o processo de profissionalização e competitividade, além da busca constante pela inovação para promover impacto positivo na gestão empresarial e financeira, gerando economia de tempo e custos aos clientes atendidos_.

Últimas

Política