A Artefacto Brasília em parceria com a Carminati e a Arte em Cinema realizaram, nos últimos dias 8 e 9, o talk “Neuroarquitetura: projetando ambientes mais humanizados” para convidados. A especialista Michelle Nogueira, que é arquiteta e certificada na Alemanha em ambientes de trabalho, falou sobre a importância da neuroarquitetura na atualidade para marcas e ambientes.
A neuroarquitetura une duas ciências, a Neurociência e a Arquitetura, com o intuito de projetar espaços que promovam a saúde e o bem-estar físico e mental de seus usuários.
“Quero levar aos arquitetos os conceitos e estudos que a neurociência tem feito sobre o impacto do ambiente no ser humano que vai usá-lo e levar essa importância do design com emoção, do design com memória afetiva valorizando as raízes, os materiais naturais e como ampliar o uso da Biofilia nos projetos trazendo novas formas e materiais que proporcionam o Design Biofílico. Mostrar a importância do sentimento de pertencimento das pessoas nos espaços que usam, evidenciando como os estímulos externos sensoriais positivos ou negativos podem afetar nosso sistema cognitivo e imunológico”, revela Michelle.
A área estuda como o ambiente (percepção espacial, luz, cores, temperatura, entre outros) é capaz de influenciar diretamente as reações no cérebro, como alterações no humor e comportamento.
“É importante ressaltar que o objetivo da palestra é projetar o foco no bem-estar das pessoas onde o arquiteto e designer de interiores possam se colocar no papel de promotor da saúde para criação e formação dos ambientes”, finaliza Michelle.
As noites contaram com o buffet assinado por Junior Menezes Gastronomia, que preocupou-se em preparar um menu que fez parte das experiências sensoriais durante a palestra. Os drinks ficaram por conta da Extase Bar. O DJ Diego NK animou a noite com lounge music e os convidados receberam mimos da Jo Malone.
Confira quem compareceu ao evento por César Rebouças: