Regina Silveira e Vera Chaves Barcellos, dois grandes nomes da arte contemporânea brasileira, foram convidadas para participar de um projeto desenvolvidos em parceria entre o JK Iguatemi e a Pinacoteca de São Paulo. Até13 de outubro, a 6ª edição do Pina no JK apresentará as obras das artistas.
As obras expostas, Irruption (2010), de Silveira, e On Ice (1978, impressa em 2015), de Barcellos, fazem parte do acervo da Pinacoteca e ocupam os pisos um e dois do shopping fixado na Vila Olímpia. Em comum, Regina e Vera exploram a presença do corpo, seja como vestígio, figura ou ausência.
Na instalação Irruption, pegadas humanas espalham-se pelo espaço como sinais de movimento apressado, fuga ou busca, criando uma atmosfera de mistério. Já em On Ice, Vera transforma em arte a descoberta de plásticos prateados encontrados nas ruas de Amsterdã, em colaboração com Flávio Pons e Cláudio Goulart.
Segundo a curadora da Pinacoteca, Lorraine Mendes, as artistas compartilham estratégias conceituais e um olhar político e micropolítico sobre identidade e gênero, ainda que cada uma mantenha a singularidade de sua produção.
Criado em 2018, o Pina no JK já exibiu trabalhos de nomes como Carmela Gross, Claudia Andujar, Emmanuel Nassar, Regina Parra e Cláudia Jaguaribe, consolidando-se como uma iniciativa que conecta o público do shopping à arte contemporânea brasileira.