Traços do **projeto urbanístico** de Oscar Niemeyer e de Lúcio Costa, **grafismo** de Athos Bulcão e **vitrais** de Marianne Peretti espalhados pela cidade. Apesar da relação tão evidente entre a **capital federal, arquitetura e artes visuais**, Brasília ainda era carente de um conteúdo relacionado ao tema em formato audiovisual e digital de acesso gratuito.
Como resposta a essa demanda, o _Index: Arte Cidade Identidade_ foi desenvolvido. Lançado nessa quinta-feira, 27, no **Museu de Arte de Brasília (MAB)**, o projeto é composto por 10 minidocumentários e uma publicação **digital**, que apresentam um panorama da relação entre o desenvolvimento das **artes visuais** e da **arquitetura** brasiliense com a formação da identidade da cidade, valorizando os processos e os agentes.



Os convidados que estiveram presentes na abertura do projeto puderam assistir a mini documentários e apreciar a exposição das obras dos artistas que protagonizam os **vídeos**. O conteúdo ficará em cartaz até janeiro de 2023. Além disso, está prevista a realização de um **debate** durante o período.
Cada minidocumentário tem uma **linguagem própria e poética** para retratar um personagem relacionado à **temática**. Participam dos conteúdos, os artistas Adriana Vignoli, Azul Rodrigues, Pedro Gandra, Lis Marina Oliveira, David Almeida, Rômulo Barros e Matias Mesquita, além dos pesquisadores Carlos Lin, Gabriela Izar e Angélica Madeira.
>“O projeto tem caráter inédito, tanto em seu formato, quanto em sua proposta de conteúdo, pois pretende produzir conteúdo relevante para pesquisa sobre a história da arte da cidade de Brasília, desde suas primeiras manifestações até as produções contemporâneas”, revela Tatiana Gonçales, coordenadora do projeto.

Confira os cliques feitos por **JP Rodrigues**!















