Art Basel Paris: a maior feira de arte moderna e contemporânea do mundo

Fotos: cortesia/Louis Vuitton

Considerada a maior feira de arte moderna e contemporânea do mundo, a Art Basel surgiu em Basileia, na Suíça, em 1970, e conquistou a atenção do mundo, ganhando edições que aconteceriam também em Paris, Miami Beach e Hong Kong. Em 2024, o evento acontece na capital francesa entre os dias 18 e 20 de outubro, reunindo os principais artistas da atualidade. 

Definida pela sua cidade e região anfitriã, cada exposição é única, o que se reflete nas galerias participantes, nas obras de arte apresentadas e no conteúdo da programação paralela produzida em colaboração com instituições locais para cada edição. 

A feira é dividida em três setores. Galerias é o principal setor de exposições da Art Basel Paris, com galerias especializadas em arte moderna e contemporânea, além de trabalhos de alta qualidade, que incluem pinturas, desenhos, esculturas, instalações, fotografia, vídeo e arte digital.

Emergence reúne expositores que apresentam artistas jovens e emergentes por meio de apresentações individuais, enquanto o Premise é o mais novo setor da feira, com nove galerias que apresentam propostas curatoriais singulares, que podem incluir trabalhos feitos antes mesmo do ano de 1900.

A Louis Vuitton é, pelo terceiro ano consecutivo, parceira da Art Basel Paris e, em 2024, celebra sua colaboração de longa data com o artista e designer Frank Gehry. Em uma mostra no Balcon d’Honneur do Grand Palais, é apresentada uma escultura suspensa de um peixe-branco monumental, que simboliza a aerodinâmica característica das estruturas de Gehry.

A feira, no entanto, não se restringe somente ao Petit e ao Grand Palais, e ocupa as ruas parisienses com instalações artísticas. É o caso da Avenida Winston Churchill, localizada entre os dois palácios, que recebe obras de artistas como John Chamberlain, Yayoi Kusama e Jean Prouvé.

O Museu Nacional Eugène-Delacroix receberá um projeto de Ali Cherri, enquanto o Domaine National du Palais-Royal exibirá obras de seis artistas e o Hôtel de Sully sediará o primeiro capítulo da exposição Hypercycle, de Lynn Chadwick com curadoria de Matthieu Poirier. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Art Basel (@artbasel)

Entre as 195 galerias participantes, de 42 países e territórios, é claro que teriam representantes brasileiros. O artista Vinicius Gerheim inaugura a exposição Tororó n’A Gentil Carioca São Paulo, apresentando obras inéditas. Nara Roesler apresenta trabalhos de Chico Tabibuia e Tomie Ohtake, e as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM e Luisa Strina expõem diversas obras.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Latitude Brasil (@latitude_brasil)

A Art Basel Paris ocorre até o dia 20 de outubro e tem ingressos disponíveis de € 29, para estudantes, visitantes com menos de 26 anos de idade e outras condições especiais, até € 2.400, no caso de experiências exclusivas durante a feira.

Relacionados.

Dolce & Gabbana e GPS|Foundation: um case de sucesso no GALA 2024

Camila Coelho e PatBo lançam coleção cápsula especial para o Ano Novo

#SkiSeason: as principais estações de esqui do Japão