Falta pouco menos de um mês para uma das maiores feiras de artes do mundo acontecer. Este ano, a Art Basel Miami Beach trará 277 galerias e artistas, com destaques para o cenário latino-americano. O evento ocorrerá de 8 a 10 de dezembro e a novidade é que 13 brasileiras vão expor no festival. De diversas partes do Brasil, mas a maior parte com sede em São Paulo, na galeria principal 11 tupiniquins terão destaque.
Há, ainda, as seções Survey e Positions. Na primeira, serão dois brasileiros, enquanto que na segunda mais um. Conheça alguns dos artistas e galerias que vão expor em Miami.
- A Gentil Carioca
Com sede no Rio de Janeiro, mas um espaço também em São Paulo, A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea criada em 2003 por Márcio Botner, Ernesto Neto & Laura Lima. O seu local a torna ainda mais interessante, principalmente pelo tipo de arte que escolheu trazer para as suas mostras: fica no Centro Histórico do Rio de Janeiro e figura um cantinho do século 21 em meio as pedras portuguesas e arquitetura francesa.
A galeria traz a diversidade e a mistura do povo brasileiro. Segundo o site do espaço, “já nasce misturada para captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo. Crê que cada obra de arte é um cadinho cultural com potência de irradiar cultura e educação”.
View this post on Instagram
- Almeida e Dale Galeria de Arte
Há 25 anos com uma história de relevância no Brasil, a Almeida e Dale ressalta da arte moderna à contemporânea no contexto do Brasil. Por lá, Di Cavalcanti, Mestre Didi, Alfredo Volpi e até mesmo Roberto Burle Marx tiveram suas obras expostas no espaço.
As exposições tem um quê forte da museologia frente a preocupação dos diretores Antônio Almeida e Carlos Dale de sempre ressaltarem a importância da arte para a história de um país. Para além disso, o academicismo da arte sempre está presente nos olhos de Almeida e Dale, inclusive, reconhecidos por isso segundo o texto de apresentação da galeria a qual são donos.
“As exposições costumam ser acompanhadas pelo lançamento de publicações que são amplamente reconhecidas pelo ineditismo e notoriedade dos ensaios acadêmicos e pelo resgate de textos históricos. “
View this post on Instagram
-
- Casa Triângulo
A Casa Triângulo é de 1988 e também fica em São Paulo. Foi fundada por Ricardo Trevisan, um dos maiores e mais conhecidos galeristas brasileiros. É considera por vários críticos “uma das mais importantes galerias de arte contemporâneas do Brasil”.
É reconhecida, ainda, por alavancar a carreira de artistas jovens e com potencial internacional. Por lá, as mostras são livres e os temas variados. De pinturas a esculturas e até mesmo instalações, a galeria da asas para a imaginação e por sua história faz todo o sentido o reconhecimento internacional.
View this post on Instagram
- Paulo Kuczynski
O artista é renomado, assim como a galeria aberta desde 1974, em São Paulo. Ali, Paulo Kuczynski também chama de ateliê e com outros artistas brasileiros compõe uma sinfonia artística de variados estilos. Modernistas, concretistas e neo-concretistas são as escolas que mais aparecem pelo espaço e estão no gosto do também diretor criativo.
“A premissa do escritório é oferecer obras significativas das melhores fases de cada artista, e apenas realiza exposições quando reúne um acervo muito significativo. Esse foi o caso da mostra “Di: Alguns Inesquecíveis”, com obras de Di Cavalcanti dos anos 20 a 40 e “Volpi: Uma Homenagem” com obras de Alfredo Volpi dos anos 30 a 70”, conta o descritivo da galeria de Kuczynski .
View this post on Instagram