Em busca da cadeira perfeita. Esse é pode ser um dos lemas do concurso The Architect’s Chair – Take a Seat and Make a Statement (A Cadeira do Arquiteto – Sente-se e Faça uma Declaração). Organizado pela Buildner, plataforma que organiza competições de arquitetura, a ideia é desafiar arquitetos e designers de diversas partes do mundo a criar uma cadeira única. Os profissionais foram convidados a desenvolver cadeiras personalizadas que representassem suas filosofias e visões de design. Dois nomes brasileiros foram selecionados e representaram o Brasil na competição.
O concurso recebeu inscrições de várias nações. Os arquitetos brasileiros Rafaela Gravia e Dante Uwai foram os representantes brasileiros nesta segunda edição. Para Rafaela, suas criações refletem suas vivências, sempre trazendo referências de Brasília, sua cidade natal.
“A poltrona Catê foi concebida para oferecer uma solução confortável e versátil, adequada aos estilos de vida modernos e a espaços pequenos. Suas linhas simples são inspiradas na curva catenária, um conceito comum na arquitetura e engenharia que representa o equilíbrio dos arcos. Isso se manifesta no assento de tecido maleável da poltrona, que proporciona conforto e flexibilidade”, ressaltou Gravia.
Há oito anos, Rafaela, que é mestre em tecnologia da Arquitetura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutoranda em sustentabilidade pela Universidade de Brasília (UnB), lançou sua própria marca de mobiliário autoral. Desde então, ela tem participado de diversas exposições, feiras e eventos, incluindo a mostra Casa Brasil em Nova York, que aconteceu em 2022.
Atualmente, ela apresenta a linha Monolitos, que abrange poltrona, sofá, espreguiçadeira e mesas, confeccionadas com materiais reciclados pela Conviê, na 32ª edição da Casacor Brasília 2024, no espaço Varanda Borsoi.