GPS Brasília comscore

Argentina se classifica no milésimo jogo de Messi e vai encarar a Holanda

Craque abriu o placar e foi o destaque do selecionado portenho na vitória sobre a Austrália

Compartilhe:

**A Argentina dominou a Austrália, venceu por 2 x 1 e avançou na Copa do Mundo.** Mas o jogo não foi tão fácil assim. A seleção sul-americana dominou o jogo, mas encarou dificuldades com a forte marcação da Austrália, com duas linhas baixas na defesa, muito próximas, o que atrapalhou as ações dos rivais, **No final, prevaleceu a maior categoria de Messi, em seu milésimo jogo, e de seus companheiros e o resultado foi justo.**

**A primeira ação importante foi logo aos 3 minutos. Papu Gómez cruzou e Baccus desviou com o braço, em pênalti ignorado pelo juiz Szymon Marciniak e pelo VAR.** A dificuldade era tanta que o primeiro chute da Argentina no jogo só veio aos 16, quando Papu Gómez arriscou e mandou a bola longe.

Com o jogo truncado, e a Argentina criando poucas chances, os australianos começaram a acreditar e a se alnçar ao ataque. Aos 28, após escanteio, Souttar desviou para dentro da área, mas De Paul conseguiu despachar. **Àquela altura, a Argentina tinha 74% de posse de bola, mas não conseguia chegar na área. **

O jeito, então foi dar a bola a Messi. E deu certo. **Aos 34, Otamendi tocou para o astro mandar colocado, no canto, para abrir o placar.** O gol acalmou a Argentina, que passou o resto do primeiro tempo trocando passes, gastando o tempo sem correr sustos e sem apertar o rival para marcar o segundo.

A tônica de ficar com a bola do final do primeiro tempo foi mantida no segundo. A Argentina ficou com a bola nos pés e chegava quando podia, como aos 5, quando Messi recebeu na entrada da área, mas chutou mal, para fácil defesa de Mat Ryan. Aos 11, no entanto, veio o segundo, meio sem querer. **O goleiro Mat Ryan recebeu um recuo e se atrapalhou com a bola nos pés. Pressionado por Álvarez e De Paul, tentou o drible, mas a bola ficou com o camisa 9, que fez o segundo.**

O jogo ficou aparentemente liquidado, pois a Argentina começou a se arriscar menos, e faltava qualidade à Austrália para conseguir diminuir. Até os 30, a melhor chance foi de Tagliafico, que recebeu na esquerda, invadiu a área e chutou cruzado para fora.

O terço final do segundo tempo alteraria o panorama. **Aos 31 minutos, Otamaendi tirou a bola da área, e a sobra ficou com Goodwin, que bateu forte. A bola desviou em Enzo Fernández e matou o goleiro Martínez, com a Austrália fazendo seu gol.**

Animados, os Socceroos partiram para cima. Aos 35, Behich driblou três e entrou na área, mas parou no corte providencial de Lisandro Martínez. No minuto seguinte, Rowles bateu colocado da entrada da área, com a bola passando perto do gol argentino.

Tentando manter o resultado, a Argentina retomou o controle da bola, mas perdeu uma chance de ouro aos 41. **Messi acionou Lautaro Martínez na área, mas a conclusão foi por cima do gol.** Aos 47, o enredo foi o mesmo: Messi para Lautaro e chute por cima. E aos 49, o mesmo Lautaro perdeu mais um, parando na defesa de Ryan.

A bola que decidiu o jogo foi aos 51 minutos. **O jovem australiano Kuol recebeu a bola dentro da área, passou pela marcação e bateu forte, para uma excelente defesa de Emiliano Martínez**, que salvou a Argentina.

**ARGENTINA 2**
Emiliano Martínez, Molina (Montiel), Cristian Romero, Otamendi e Acuña (Tagliafico); Enzo Fernández, De Paul, Mac Allister (Palacios) e Papu Gómez (Lisandro Martínez); Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez).
**Técnico:** Lionel Scaloni

**AUSTRÁLIA 1**
Mat Ryan, Degenek (Karacic), Souttar, Rowles e Behich; Irvine, Mooy, (Hrustic) e McGree (Goodwin); Leckie (Kuol) e Duke (Maclaren).
**Técnico:** Graham Arnold

**Gols:** Messi, aos 34 minutos do primeiro tempo, Julián Álvarez, aos 9, e Goodwin, aos 31 minutos do segundo tempo.

**Árbitro:** Szymon Marciniak, auxiliado por Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz

**Estádio:** Ahmad bin Ali