GPS Brasília comscore

Argentina ordena prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro por crimes contra a humanidade

Publicado: Atualizado:

A Justiça da Argentina decretou a prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusado de cometer crimes contra a humanidade. A decisão, divulgada na noite desta segunda-feira (23), é resultado de uma denúncia apresentada em janeiro de 2023 pelo Fórum Argentino para a Defesa da Democracia (Fadd), que responsabiliza o líder chavista por atos de tortura, sequestros e execuções no território da Venezuela.

Além de Maduro, outras figuras-chave do regime venezuelano também foram citadas no processo, incluindo Diosdado Cabello, ministro do Interior, Justiça e Paz.

As acusações surgem em meio a uma investigação baseada no princípio da jurisdição universal, que permite que países processem crimes contra a humanidade independentemente de onde tenham ocorrido e da nacionalidade de vítimas ou acusados.

Acusação

A denúncia contra Nicolás Maduro aponta para uma série de graves violações dos direitos humanos, incluindo casos de tortura, execuções sumárias e desaparecimentos forçados. As ações teriam ocorrido dentro do território venezuelano, mas a Argentina, através do princípio da jurisdição universal, assumiu o papel de processar o presidente e seus aliados.

Os promotores argentinos, que solicitaram a prisão de Maduro dias antes da decisão judicial, destacaram a importância de responsabilizar líderes políticos por crimes de tal magnitude. 

No mesmo dia em que foi anunciada a ordem de prisão contra Maduro, a Justiça venezuelana emitiu um mandado de prisão preventiva contra o presidente da Argentina, Javier Milei.

Para a Venezuela, o líder argentino é acusado de envolvimento em crimes como roubo agravado, privação ilegítima de liberdade e interferência ilícita na aviação civil, em relação a um incidente envolvendo um avião estatal venezuelano detido na Argentina, no ano de 2022.

As autoridades chavistas alegam que Milei teve participação ativa na retenção e envio da aeronave para os Estados Unidos, um ato que classificam como “interferência criminosa”.

O governo venezuelano também acusou o presidente argentino de associação criminosa, ampliando ainda mais o embate diplomático entre as duas nações.

 
 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

É um filme de terror, vampiros, ação, drama ou musical?

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.