Categories: República

Aras pede que STF suspenda parte de indulto natalino de Bolsonaro

O procurador-geral da República, **Augusto Aras, ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (27), com uma ação direta de inconstitucionalidade para questionar dispositivos do decreto de indulto natalino** assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na ação, Aras sustenta que **parte do decreto é inconstitucional por beneficiar agentes de segurança pública que estiveram envolvidos no caso do Massacre do Carandiru**, ocorrido em 1992.

À época, 111 detentos foram mortos na invasão da Polícia Militar para conter a rebelião no presídio do Carandiru, em São Paulo.

O **indulto de natal foi publicado na última sexta-feira (23) e concede o perdão da pena àqueles que se encaixam nos critérios estabelecidos no decreto**.

“_O artigo 6º do Decreto 11.302.2022, ao permitir, especificamente no caso do massacre do Carandiru, que os policiais militares condenados sejam beneficiados com o indulto natalino, afronta a dignidade humana e princípios basilares e comezinhos do direito internacional público, apresentando-se como afronta às decisões de órgãos de monitoramento e de controle internacionais relativos a direitos humanos, sendo capaz de ocasionar a responsabilização do Brasil por violações a direitos humanos_”, afirma Aras.

**Indulto fere direito internacional**

O procurador argumenta ainda que regras de direito internacional proíbem a aplicação de indulto a pessoas envolvidas na prática de crimes de lesa-humanidade.

“_Indultar graves violações de direitos humanos consubstanciadas em crimes de lesa-humanidade significa ignorar direitos inerentes ao ser humano, como os direitos à vida e à integridade física, indo na contramão do processo evolutivo dos direitos fundamentais plasmados na ordem jurídica interna e internacional_”, concluiu o procurador.

Devido ao período de recesso na Corte, a ação pode ser analisada pela presidente do STF, ministra Rosa Weber. Não há prazo para decisão.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

PF cumpre mandado judicial contra suspeito de atear fogo em APA no DF

A identidade do alvo da ação policial não foi divulgada

42 minutos ago

“Impossível votar sem uma discussão maior”, diz Izalci sobre aprovação da reforma tributária

Senador foi convidado para palestrar no almoço do Lide, grupo de empresários de Brasília

46 minutos ago

Adriana Nasser: Que tal aproveitar para conhecer três bares de vinho em Sampa?

Brasilienses em peso estão em São Paulo para a maior feira de vinhos das Américas,…

1 hora ago

Oposição acusa Comitê Olímpico de atrapalhar rendimento do Brasil em Paris-2024

A entrevista foi com o candidato à presidência do COB, Marco Antonio La Porta e…

2 horas ago

‘Os Simpsons’ chegou ao fim? Série exibe ‘último episódio’ após 35 anos

O "final da série" começou com a apresentação de um dos ex-roteiristas, fazendo uma apresentação…

2 horas ago

Eleitor que não votar no primeiro turno tem 60 dias para justificar

O cidadão pode fazer sua justificativa por meio do aplicativo e-Título ou por meio de…

2 horas ago