GPS Brasília comscore

Após voto de Cármen Lúcia, Bolsonaro fica inelegível por oito anos

O voto da ministra Cármen Lúcia foi decisivo. Ao acompanhar o relator, ministro Benedito Gonçalves, ela tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) oficialmente inelegível por oito anos, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O placar de 5 a 2, ao final da sessão, decretou a condenação. Cabe recurso da decisão ao próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

 

Com a decisão, o ex-presidente não pode participar das eleições de municipais de 2024 e de 2028, nem das eleições gerais de 2026, restando ensaiar uma volta à cena política no pleito de 2030. De acordo com a Súmula 69 do TSE, a contagem do prazo começa na data do primeiro turno das eleições de 2022, realizado em 2 de outubro. A inelegibilidade terminará no dia 2 de outubro de 2030, quatro dias antes do primeiro turno, previsto para 6 de outubro.

 

No voto decisivo, a ministra Cármen Lúcia disse que Bolsonaro cometeu ataques graves a ministros do STF e do TSE, com informações fartamente refutadas. Alertando que o Judiciário é passível de críticas, a ministra disse, porém, que um servidor público não pode, em espaço público, fazer “achaques” contra ministros, pensando não estar atingindo a instituição. “Não há democracia sem Poder Judiciário independente”, disse.

 

Outro a votar pela condenação de Jair Bolsonaro foi o ministro Alexandre de Moraes, que avaliou que a reunião com os embaixadores tem “claro sentido de destruir credibilidade de sistema de votação” e influenciar o eleitor de que estaria sendo vítima de uma “conspiração do Poder Judiciário para fraudar as eleições presidenciais em 2022”. Para o ministro, Bolsonaro usou a estrutura pública para fazer ataques ao Poder Judiciário e a seus membros e divulgar desinformação e notícias fraudulentas.

 

“A resposta que a Justiça Eleitoral dará a essa questão confirmará a fé na democracia, no Estado de Direito, no grau de repulsa ao degradante populismo renascido a partir das chamas do discurso de ódio, discursos antidemocráticos e que propagam desinformação, divulgada por milicianos digitais”, afirmou.

 

LEIA MAIS: Defesa de Bolsonaro avalia recorrer da decisão do TSE no STF

 

A quarta sessão para julgar a ação começou às 12h20. O tribunal avaliou a conduta do ex-presidente durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. 

 

A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT, que pediu a condenação de Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação para difundir informações falsas com o intuito de desacreditar o sistema de apuração das eleições. Além de ser realizado no Alvorada, o evento foi pela transmitido pela TV Brasil, emissora de comunicação pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

Votaram pela condenação pela condenação de Jair Bolsonaro o relator Benedito Gonçalves, Floriano Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Os únicos votos pela absolvição de Bolsonaro foram os de Raul Araújo e Nunes Marques, para quem a realização da reunião não teve gravidade suficiente para gerar a inelegibilidade.  

 

Braga Netto absolvido
Por unanimidade, o TSE absolveu o general Braga Netto, candidato a vice-presidente da República na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. Todos os ministros entenderam que ele não teve relação com a reunião. O nome dele foi incluído no processo pelo PDT.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.