A deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) enviou, nesta quinta-feira (02), um ofício ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público para questionar sobre a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) no Rio Grande do Sul, local onde está marcado para o próximo domingo (5).
Em meio às fortes chuvas que assolam o estado e causaram tragédias, como a morte de 29 pessoas, a congressista argumenta sobre a preocupação com a segurança dos candidatos e pede informações sobre um possível adiamento do disputado exame.
Com mais de 2 milhões de gaúchos inscritos no concurso e a aplicação da prova programada em 10 municípios diferentes do Rio Grande do Sul, Melchionna destacou que as condições atuais violam princípios como a isonomia e impessoalidade, uma vez que os candidatos enfrentariam dificuldades severas para realizar o exame, como a mobilidade.
“Obviamente, milhares de candidatos não vão conseguir se deslocar para os locais da prova e, se conseguirem, estarão com a segurança totalmente comprometida. O Rio Grande do Sul, mais uma vez, vive um cenário catastrófico, consequência da crise climática e da má gestão do governo local. Os candidatos não deveriam ser prejudicados na prova, além de todos os prejuízos que já enfrentam. Por isso, questionamos a ministra Esther Dweck se há algum plano de adiamento do exame no nosso estado”, reforçou..