GPS Brasília comscore

Após silêncio, Cintia Dicker revela condição de saúde de sua filha

Cintia Dicker falou pela **primeira vez** sobre a doença que acometeu Aurora, fruto de sua relação com Pedro Scooby. A bebê precisou passar por uma cirurgia logo após o **nascimento** no final de dezembro.

Em relato à revista Vogue, a modelo revelou que a filha foi diagnosticada com gastrosquise, uma má formação gastrointestinal congênita. A condição foi descoberta com 12 semanas de gestação. Nela, o bebê nasce com os órgãos intestinais expostos, completamente fora do abdome da criança.

Cintia explicou que, para a segurança de Aurora, o parto precisaria ocorrer entre a 37ª e 38ª semana da gestação através de uma cesárea e que a filha precisaria ser operada logo após o nascimento.

_”Não conhecíamos essa condição e tive muito medo por não saber como seria a cirurgia e também a recuperação dela. Fiquei procurando respostas na internet – algo que não aconselho porque só me assustava mais”_, disse.

A modelo **desabafou** sobre a angústia de saber que a filha teria de ser operada e explicou que ela e o surfista escolheram permanecer no Brasil para o parto por **confiarem** na equipe médica que os acompanhou durante a gravidez.

_”Quando esse turbilhão de perguntas invadia minha cabeça eu tentava focar em outra questão, para não depositar nenhum nervosismo na Aurora. Esse foi o motivo da minha decisão de dirigir até o hospital e assim ocupar a cabeça”_, contou, se referindo ao vídeo publicado por Scooby no qual ela aparece dirigindo a caminho do hospital.

Cintia então recordou o nascimento da filha, no dia 26 de dezembro. Aurora logo foi encaminhada para a cirurgia, que durou cerca de 30 minutos, e depois para a UTI.

_”E assim correram os dias mais intensos e dolorosos da minha vida. Vendo-a na incubadora, indo embora sem ela, mas ao mesmo tempo sentindo uma gratidão enorme por toda a equipe que estava cuidando tão bem do meu bebê”_, lembrou.

Depois de cinco dias internada, Aurora precisou passar por anestesia geral para colocar uma sonda intravenosa. Em seguida, foram mais dez dias até a bebê receber alta, que foi celebrada pelos pais nas redes sociais.

**O que é a gastrosquise?**

Trata-se de uma anomalia congênita que consiste na malformação da parede abdominal do bebê ainda na barriga da mãe. É possível detectar com o surgimento de um orifício geralmente localizado à direita do cordão umbilical, sendo que a parte exposta quase sempre é formada pelo intestino delgado e grosso, estômago e fígado.

![Foto: Cortesia ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Gastroschisis_web_fc4d34ee1b.jpg)

A gastrosquise pode ser diagnosticada ainda na fase pré-natal, no ultrassom morfológico, ou logo após o nascimento. A doença pode também estar associada a outras malformações, como atresias e estenoses intestinais. Nestes casos, são necessários protocolos de reparação.

O tratamento sempre será cirúrgico e deve ser feito imediatamente para que sejam reinseridas de volta ao abdômen as partes dos órgãos expostos. O ideal é que a equipe cirúrgica já esteja a postos no momento do nascimento do bebê, podendo haver mais de uma intervenção.

Tudo ocorre com o suporte de uma UTI Neonatal, evitando que infecções ocorram. Também é importante acompanhar o funcionamento correto do intestino para que não repercuta fisiologicamente no organismo. A doença acomete em média um bebê para cada dez mil recém-nascidos.

Veja também

A manteiga é um alimento básico na dieta brasileira há …

A privação do sono pode dificultar a nossa capacidade de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI