GPS Brasília comscore

Após rumores, entenda o motivo de Elon Musk não poder comprar a Rede Globo

Musk perguntou "quanto custaria" a emissora
Elon Musk | Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters

Compartilhe:

Neste domingo (21), o empresário Elon Musk questionou quanto custaria para comprar a Rede Globo ao responder um usuário brasileiro em sua plataforma, X. Na postagem, o usuário Joaquin Teixeira, que posta conteúdos satíricos, fala que “o grande problema do Brasil chama-se Rede Globo”, e que Musk poderia gastar “alguns dólares” e salvar o país.

O bilionário respondeu a postagem perguntando o valor e, sem seguida, um emoji rindo, indicando sarcasmo. Em 2023, o Grupo Globo teve uma receita de R$15,1 bilhões, enquanto isso, a fortuna de Musk chega a mais de R$900 bilhões.

O empresário está “bem ativo” na comunidade brasileira, interagindo com diversos brasileiros e entre eles, políticos. Musk respondeu a publicações do ato pró-Bolsonaro, no Rio de Janeiro, neste domingo, e foi citado em discursos políticos e em cartazes.

A Globo apoia publicamente a proposta da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) de abertura da radiofusão para capital estrangeiro. A lei, atualmente, permite apenas 30% da participação de uma empresa, mas a proposta sugere a abertura de 100%.

Por mais que Musk desejasse comprar a emissora, por conta dessa lei, ele não poderia comprar mais de 30% dela, por ser um estrangeiro. Na época que Jair Bolsonaro era presidente, essa proposta não tomou força e não foi votada, no entanto chamou a atenção novamente por conta dos acontecimentos recentes.