O desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que ocorreu no dia 22 de dezembro. sobre o Rio Tocantins, acendeu um alerta sobre necessidade de vigilância e conservação de pontes, viadutos, passagens subterrâneas e passarelas no Distrito Federal. A informação é do Correio Braziliense.
Relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) de 2012 apontava que nove dessas estruturas apresentavam riscos de comprometimento e demandavam intervenções urgentes, principalmente em áreas centrais, como o Plano Piloto.
O receio é que se repita o que ocorreu em 2018, durante o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), quando parte do viaduto no Eixão Sul, na altura da Galeria dos Estados, desabou.
Por isso, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pelo monitoramento e reforço dessas obras, garantiu que as estruturas estão passando por manutenção.
De acordo com o órgão, manutenções periódicas e reformas em várias dessas estruturas estão sendo realizadas . A companhia informou que, em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), tem adotado medidas preventivas e corretivas nas pontes e viadutos da capital.
Segundo a Novacap, a Ponte do Bragueto passou por ensaios estático e dinâmico na estrutura. O objetivo foi avaliar o comportamento da ponte sob diferentes variações de carga. A instrumentação instalada permite o monitoramento contínuo de deslocamentos, vibrações, rotações e deformações, além de registrar a temperatura ambiente e da construção.
No caso da Ponte Honestino Guimarães, a estrutura passou por uma prova de carga dinâmica no dia 27 de julho de 2024. O teste confirmou que a ponte atende aos padrões exigidos para suportar o fluxo constante de veículos. Além disso, a Novacap reforçou o tabuleiro da ponte com a instalação de cabos de reforço nas longarinas.
Já no caso da Ponte das Garças, em 2018, o local passou por reparos, incluindo a concretagem da laje no canteiro central, entre os dois tabuleiros da ponte. A companhia também substituiu o guarda-corpo e realizou manutenção no sistema de drenagem, na galeria de águas pluviais e no asfalto.
A Novacap também garantiu ter reformado todos os 24 viadutos das tesourinhas na Asa Norte em 2020. Os locais que são símbolo da capital e inaugurados junto com Brasília em 1960, nunca haviam sido reformados e apresentavam problemas graves, conforme laudos técnicos.
A companhia também entregou 12 viadutos na Asa Sul e planeja novas licitações para continuar as reformas em áreas que ainda necessitam de intervenções.
A Novacap também afirmou ter realizado obras de reforço estrutural em viadutos da N2, localizados na área central de Brasília. Os pilares desses viadutos foram aumentados em 20 centímetros e a resistência das estruturas foi adaptada para suportar até 45 toneladas, atendendo às novas exigências de trânsito e permitindo o tráfego de veículos pesados, como caminhões.