A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) abriu , nesta segunda-feira (14), uma investigação preliminar, por meio da Corregedoria-Geral, para apurar a conduta de policiais envolvidos em ações ocorridas em Santa Maria.
A medida foi tomada após recomendação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), com base em vídeos da TV Globo que mostram o uso de spray de pimenta contra um motorista e o lançamento de artefatos explosivos em um comércio da região.
Um dos registros, feito no dia 31 de maio, mostra uma viatura da PMDF parada próximo a um carro estacionado na quadra 118. Um policial desce, aproxima-se da janela do motorista e dispara spray de pimenta no interior do veículo, sem que haja qualquer aparente provocação ou confronto. As imagens foram divulgadas por veículos de imprensa locais e geraram ampla repercussão nas redes sociais.
Outro vídeo, gravado no último sábado (12), mostra um policial acendendo e arremessando dois objetos semelhantes a bombas de efeito moral na fachada de uma distribuidora de bebidas da mesma região administrativa.
O MPDFT deu prazo de cinco dias para que a PMDF apresente uma resposta formal sobre os episódios e as providências adotadas. A promotora responsável destacou que, se confirmados os abusos, os autores devem ser responsabilizados conforme o devido processo legal.
Em nota, a PMDF confirmou que a Corregedoria fará os registros e levantamentos cabíveis.
“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que a Corregedoria realizará os registros pertinentes e realizará à apuração dos elementos disponíveis, observando o devido processo legal. A Corporação reafirma seu compromisso com a prestação do serviço de segurança pública pautado no respeito ao cidadão, à legalidade e à ética profissional”, disse a corporação.