O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou suas redes sociais, nesta sexta-feira (28), para manifestar apoio à cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, detida por pichar com batom a estátua A Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), durante os atos de 8 de janeiro de 2023.
“Débora, o Brasil te ama“, escreveu Bolsonaro na rede X (antigo Twitter), em publicação que gerou grande repercussão entre seus apoiadores.
O ex-presidente ainda destacou a emoção da manifestante ao sair da prisão. “Imagine a felicidade de seus filhos. Débora, o Brasil te ama. Jair Bolsonaro e família”, completou.
A mensagem de Bolsonaro veio após o ministro Alexandre de Moraes determinar a conversão da prisão preventiva de Débora em prisão domiciliar, atendendo a recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Mesmo com a decisão favorável, Débora Rodrigues seguirá sob vigilância e terá que cumprir uma série de restrições. Ela deverá usar tornozeleira eletrônica, está proibida de acessar redes sociais e de manter contato com outros envolvidos nos atos antidemocráticos. Além disso, não poderá conceder entrevistas sem autorização do STF.
A cabeleireira também terá restrições a visitas, podendo receber apenas advogados constituídos e familiares diretos, como pais e irmãos, mediante autorização da Justiça.
Desde sua prisão, a defesa de Débora vinha pedindo a conversão para domiciliar, alegando que ela teria agido por impulso e sem plena consciência do significado da estátua que pichou.
Veja:
– Imagine a felicidade de seus filhos.
– Débora, o Brasil te ama.
– Jair Bolsonaro e família.— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 28, 2025
Ato na Avenida Paulista
Além do apoio à manifestante, Bolsonaro convocou, na quinta-feira (27), um ato na Avenida Paulista para o dia 6 de abril, às 14h. A manifestação, segundo ele, tem como objetivo pedir “anistia humanitária” para Débora e demais presos pelos atos de 8 de janeiro.
“Anistia humanitária. Por Débora, pelos inocentes de 8 de janeiro. Compareça, obrigado“, escreveu o ex-presidente nas redes sociais.