A capital federal será sede da maior feira voltada ao turismo da América Latina, a Abav Expo. Promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), a 51ª edição do evento será entre os dias 26 e 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF).
A abertura do evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães com a presença de autoridades, entre elas, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Na cerimônia, uma ode à capital federal por meio da execução instrumental do grupo Candle Light de músicas de artistas que levaram o nome de Brasília para o mundo, como Legião Urbana, Capital Inicial, Zélia Duncan e Cássia Eller.
Durante a solenidade, o chefe do Executivo local comemorou o retorno da feira, que espera atrair 30 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 30 milhões na economia brasiliense. Ele também destacou o potencial turístico da cidade. “Foi um investimento muito grande que nós fizemos aqui do Distrito Federal para trazer essa feira. Ela inicialmente estava programada para ser no Rio de Janeiro, e nós mostramos, através da Secretaria de Turismo, toda a capacidade do Distrito Federal na questão do turismo”, afirmou.
Ibaneis Rocha lembrou o investimento que o GDF tem feito para movimentar e estimular o crescimento do setor. “Temos trabalhado muito desde o início do governo em 2019 para melhorar a questão do turismo. Com isso, conseguimos aumentar em 30% o número de turistas na nossa cidade”, destacou.
O governador citou a redução do imposto sobre o combustível das aeronaves de 12% para 7% no ICMS como um ponto importante para a retomada dos voos internacionais na capital – que conta com nove diretos –, bem como o stopover de três dias sem qualquer alteração de custos aos passageiros. “Isso é um conjunto de coisas que nós estamos fazendo, com grandes shows internacionais e nacionais e com o futebol retomando. Esse final de semana temos dois jogos do Campeonato Brasileiro, e agora em outubro, dia 15, temos um jogo da Seleção Brasileira. Estamos firmes no trabalho”, disse.
Só no ano passado, 14.860.880 passageiros circularam pelo aeroporto de Brasília, que possui o maior fluxo internacional fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, o DF é considerado o terceiro polo gastronômico do país, está entre as cinco cidades brasileiras com maior visitação náutica e conta com um grande parque hoteleiro, com mais de 400 hotéis, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).
“Acho que é o momento de mostrarmos nossa gastronomia, nosso lago, nossos produtos e nossas riquezas. Brasília é um monumento a céu aberto e merece se mostrar para o mundo com o que a gente tem de melhor para oferecer”, destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
A presidente nacional da Abav, Ana Carolina Medeiros, lembrou que após anos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a feira voltou a ser itinerante, com o objetivo de desenvolver o turismo em outras localidades do país. Brasília foi escolhida como a primeira cidade fora desse eixo a receber uma edição do evento no período pós-pandemia por muitos motivos, entre eles a localização geográfica e o crescimento dos investimentos no segmento.
“Trazemos essa feira para que as pessoas tenham a oportunidade de ver o quanto o turismo é importante para a economia brasileira. Essa feira acontecendo aqui traz pessoas que estão hospedadas, se alimentando, utilizando o transporte… Isso traz um recurso financeiro muito grande para Brasília”, apontou Ana Carolina. “Nos próximos dois anos, esse legado fica, porque Brasília vai ficar na cabeça de todo mundo. As pessoas vão ver que não é só um centro político, mas uma cidade bacana, com uma gastronomia maravilhosa e com várias coisas para visitar”, acrescentou.
Programação
Durante três dias cerca de 1,5 mil marcas do setor, incluindo representantes de hotelaria, gastronomia, transporte, turismo e artesanato, estarão espalhadas em 198 estandes em uma área total de 30 mil metros quadrados. As empresas apresentarão lançamentos e tendências do setor, para gerar oportunidades de negócio e fortalecer marcas de destinos turísticos. Participarão players de 22 países, 26 estados brasileiros e 15 municípios.
A programação conta com 60 palestras, painéis e capacitações, divididos em quatro arenas temáticas: Inovabilidade; Estratégias; Especialização; e Vivências e Lazer. Entre os debates temas como Afro Turismo e Povos Originários; Turismo 60+; Turismo Inclusivo e Diversidade; e Direito do Consumidor.
Gustavo Costa, 35 anos, é influenciador digital do segmento de viagens. Brasiliense, ele participa pela primeira vez da Abav Expo e se mostrou bastante empolgado com as oportunidades que o evento oferece para capacitação no setor.
“É sempre importante estarmos no meio das agências de turismo para entendermos a evolução, toda essa questão de encontrarmos as melhores passagens e montarmos os melhores roteiros. Estamos sempre acostumados a viajar, principalmente para São Paulo, então com certeza é muito legal ter um evento desse em Brasília”, destacou.
A proprietária de uma agência de viagens carioca, Elvira Menezes, 66 anos, veio a Brasília para aproveitar a feira. “Enxergo a Abav Expo como um grande centro de negócios, tanto que eu vim do Rio de Janeiro só para participar”, comentou.
Para ela, a edição brasiliense servirá para atrair mais turistas a Brasília e seus arredores, assim como foi com ela. “Resolvi chegar um dia antes para fazer turismo na capital. Eu vim pela arquitetura”, comentou. “Vejo Brasília como um grande complexo. Você pode vir para cá e depois seguir para Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros. Acho que é um lugar muito interessante”, completou.
Apesar de a feira ser voltada para o setor de negócios turísticos, em Brasília ela terá um dia aberto ao público geral. A data reservada é o último dia, 28 de setembro, quando o evento terá ingressos disponíveis ao preço popular de R$ 20.
Abav Nacional
Fundada em 1953, a Abav Nacional é a principal entidade de agenciamento de turismo no Brasil. Com presença em todos os 26 estados e no Distrito Federal, a associação conta com mais de duas mil empresas associadas, incluindo agências de viagens e operadoras. Juntas, essas empresas respondem por cerca de 80% da movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país, gerando um faturamento de R$ 34,4 bilhões em 2023.