GPS Brasília comscore

Após eleições municipais, PSD se torna o maior partido no comando das prefeituras do Brasil

Com 887 eleitos, a sigla de Kassab lidera o número de municípios administrados, seguida pelo MDB
Aniversário de 12 anos do PSD
Paulo Octávio, Gilberto Kassab Kassab e os ministros André de Paula, Carlos Fávaro e Alexandre Silveira. Foto: Rayra Paiva

Compartilhe:

O Partido Social Democrático (PSD) se consolidou como o partido com o maior número de prefeituras no Brasil após as eleições municipais deste domingo (6). Liderado por Gilberto Kassab, o PSD conquistou 887 prefeituras, tornando-se a sigla com mais administrações municipais no país.

Em 2023, o partido tinha 401.975 filiados, com destaque para os estados de São Paulo, Bahia e Santa Catarina.

O segundo partido com mais prefeituras é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que até então liderava o ranking. O MDB elegeu 862 prefeitos, um aumento em relação às eleições de 2020, quando havia conquistado 793 prefeituras.

Em terceiro lugar ficou o Progressistas (PP), que alcançou 752 prefeituras. O União Brasil (União) ficou em quarto, com 589, seguido pelo Partido Liberal (PL), que conquistou 523 prefeituras.

O Partido Liberal, que havia estabelecido a meta de conquistar 1.500 prefeituras, ficou abaixo da expectativa com 523 administrações municipais. No entanto, o desempenho foi expressivo em algumas capitais, com vitórias em Maceió (AL) e Rio Branco (AC), além de avançar para o segundo turno em nove outras capitais.

O Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, passou de 182 para 238 prefeituras, ocupando o nono lugar no ranking de prefeituras. Entre as cidades com mais de 200 mil eleitores, o PT elegeu dois prefeitos: em Contagem e Juiz de Fora, ambos em Minas Gerais.