A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (16) para fazer uma ironia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta restrições judiciais as quais o impedem de viajar para a posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
“Vamos falar a verdade, Bolsonaro não apresentou convite formal para a posse do novo presidente dos Estados Unidos porque nunca foi convidado, né!?”, disparou Gleisi.
A parlamentar ainda acrescentou que o ex-presidente terá que acompanhar a cerimônia de posse pela televisão, alfinetando a ausência forçada de Bolsonaro no evento.
Veja:
Vamos falar a verdade, Bolsonaro não apresentou convite formal para a posse do novo presidente dos Estados Unidos porque nunca foi convidado, né!? E indícios de que ele pode tentar fugir do país temos de sobra: o inelegível está sem passaporte desde que começaram as investigações…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 16, 2025
Sem passaporte
Bolsonaro está com o passaporte retido pela Justiça, decisão mantida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido de devolução do documento.
A retenção ocorre no contexto de investigações sobre uma suposta trama golpista durante seu governo. A Polícia Federal indiciou Bolsonaro e outros 39 envolvidos por possíveis tentativas de implementar um golpe de estado no Brasil.
Apesar das restrições, Bolsonaro afirmou que sua esposa, Michelle Bolsonaro, o representará na posse de Trump. Ele ainda insinuou que poderá recorrer da decisão de Moraes, mas não entrou em detalhes sobre as estratégias legais.