GPS Brasília comscore

Após Bolsonaro, STF marca julgamento para tornar réus acusados do núcleo 4 da mesma trama golpista

Corte avaliará acusação contra grupo suspeito de disseminar desinformação e atacar autoridades

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para os dias 6 e 7 de maio o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados que integram o chamado núcleo 4 da suposta trama golpista investigada no período do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A data foi definida pelo presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin. O colegiado, responsável pela análise da matéria, é composto também pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Segundo a PGR, os denunciados deste grupo são suspeitos de organizar e propagar desinformação sobre o processo eleitoral, além de coordenar ataques virtuais contra instituições e autoridades públicas. A lista de investigados inclui militares da reserva e um policial federal:

  • Ailton Gonçalves Moraes Barros (major da reserva do Exército);

  • Ângelo Martins Denicoli (major da reserva);

  • Giancarlo Gomes Rodrigues (subtenente);

  • Guilherme Marques de Almeida (tenente-coronel);

  • Reginaldo Vieira de Abreu (coronel);

  • Marcelo Araújo Bormevet (policial federal);

  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal).

Caso a maioria dos ministros da Primeira Turma aceite a denúncia, os acusados serão formalmente transformados em réus e passarão a responder a uma ação penal no STF.

Até o momento, apenas o julgamento do núcleo 1 foi concluído. Nesta quarta-feira (26), o STF decidiu, por unanimidade, tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados.

A análise do núcleo 2 está marcada para os dias 29 e 30 de abril. Os seis denunciados desse grupo são suspeitos de articular estratégias para manter Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Já o julgamento do núcleo 3 ocorrerá nos dias 8 e 9 de abril. Este grupo, formado por 11 militares do Exército e um policial federal, é acusado de planejar ações táticas para tentar implementar um golpe de Estado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

No filme, a jovem e praticamente desconhecida atriz Mickey Madison …

Técnica proporciona efeito quase imediato e estimula produção de colágeno

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI