A partir do dia 1º de março, o transporte público do Distrito Federal será gratuito aos domingos e feriados. O anúncio feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nesta quinta-feira (13) foi bem recebido por deputados distritais, que destacaram o impacto social e econômico da iniciativa.
O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), celebrou a decisão. “Excelente notícia! O governador Ibaneis implementou o transporte gratuito aos domingos e feriados. Essa medida é um grande passo para promover a inclusão social e facilitar o acesso da população aos serviços e lazer no DF”, afirmou.
O vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT-DF), também comemorou a medida e ressaltou que a gratuidade parcial é um desdobramento de projetos como o Tarifa Zero Estudantil, de sua autoria. O parlamentar afirmou que já havia articulado com a Secretaria de Transporte a possibilidade de expandir a gratuidade para estudantes e que a nova política servirá como um teste para futuras ampliações.
“A decisão do governo comprova o que sempre defendemos: transporte público gratuito é um direito e uma política que gera benefícios para toda a população. A experiência do Passe Livre Estudantil já mostrou como a gratuidade amplia o acesso à educação e reduz desigualdades. Agora, com a isenção de tarifas aos domingos e feriados, fica ainda mais evidente que podemos e devemos avançar para uma tarifa zero definitiva”, declarou Ricardo Vale.
O Projeto de Lei nº 44/2023, que trata do Tarifa Zero Estudantil, já foi aprovado em diferentes comissões da CLDF e está atualmente em análise na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.
Ver essa foto no Instagram
Oposição defende expansão da gratuidade
Mesmo integrando a oposição ao governo, o deputado distrital Fábio Felix (PSol) também elogiou a medida, mas defendeu que a gratuidade seja ampliada para todos os dias da semana.
“A tarifa zero é possível no DF e eu sempre defendi essa medida desde o nosso primeiro mandato. Agora o governador Ibaneis anuncia a gratuidade do transporte público aos domingos e feriados, após um longo histórico da sua gestão em tentar restringir o direito ao Passe Livre. Garantir a gratuidade aos domingos e feriados é um primeiro passo importante rumo à tarifa zero total, mas é preciso avançar“, declarou Felix.
O parlamentar também ressaltou que ampliar a gratuidade diária pode contribuir para reduzir os congestionamentos na capital federal. “Se queremos começar a desafogar o trânsito caótico de Brasília, o governador precisa parar de priorizar políticas focadas no uso de transporte individual e estender a gratuidade no transporte público para todos os dias da semana“, concluiu.